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Instituto Itália Brasil de Comportamento Sustentável

Instituto Itália Brasil de Comportamento Sustentável

Programas e Projetos

Monitoria Cidadã

Programa Monitoria Cidadã

Resgatando a Vontade de ser Professor

Há tempos se dizia que a Educação era a função natural pela qual a sociedade transmitia a sua herança de costumes, hábitos, capacidades e aspirações.

Hoje, diante da explosão da tecnologia, ou pelo menos, dessa avassaladora marcha de conquistas de bens de conforto e de transformação, poderíamos dizer que a Educação é a função que se faz dirigida, que obedece a planos, que gradua e que torna o homem capaz de continuar essa marcha.

A Educação, então, atravessa o tempo e raramente as discussões sobre Educação trazem o “tempo futuro”. Quase sempre se discutem sua história, seus princípios e modelos e, assim mesmo, no campo do ensino-aprendizagem, porém, há um ponto em que na escola, no homem, na família e na tecnologia existe algo presente: a Relação, onde o homem é sempre partícipe. Desse modo, não poderá haver nunca o rompimento das relações do homem com os sistemas e nem mesmo com o humanismo.

Na escola, na academia, nos centros de treinamento e de educação, a relação, se faz presente como reguladora do não rompimento. Assim, aprimorar as relações na vida acadêmica é garantir a harmonia e o equilíbrio da sociedade, é garantir o perpetuismo do humanismo.

A quem atribuir à responsabilidade de aprimorar tais relações e garantir esse perpetuismo?

Parece que tal resposta se inclina à figura do Professor.

Apresentação

As discussões sobre o Tempo Futuro parecem ser privativas daqueles que ainda se animam para os programas revolucionários ou para os programas diferentes da “mesmice pedagógica”.

Sabemos que a sociedade passa por transformações que se manifestam em todos os segmentos, o que implica na necessidade, cada vez mais crescente, de se mergulhar em mudanças sucessivas.

Mas os tempos mudaram!

O momento em que vivemos é de rápidas e constantes mudanças – os velhos paradigmas já não existem.

Se as relações, o perpetuismo do humanismo e o comportamento são condições inerentes ao exercício do magistério, então investir no professor é investir numa educação de melhor qualidade, numa educação de princípios e numa educação que contemple as políticas públicas em todos os âmbitos.

O Programa Monitoria Cidadã

O Programa Monitoria Cidadã parte do princípio que a quantidade de professores hoje em exercício no País está aquém das necessidades reais de cumprimento de cargas horárias programadas; leva em consideração, também, a crescente redução de alunos nos cursos de formação de professores em todas as áreas; considera, ainda, e relevantemente, que há a necessidade de se estimular a formação de novos Professores para o País e, considera que oferecer ao jovem o estímulo e o exercício do magistério é contribuir com uma nova relação que minimizará conflitos e aproximará outros jovens a estudar.

O Programa Monitoria Cidadã pode representar não só uma alternativa à defasagem hoje existente no quadro docente, mas, sobretudo, representar um programa permanente de inserção do jovem ao mundo da educação como real protagonista da educação brasileira.

O Programa Monitoria Cidadã não se constitui somente de um programa de incentivo ao jovem para o exercício de atividades de apoio e suplementação no magistério de nível médio; é, sobretudo, um programa de formação de jovens para o exercício real da cidadania como monitores na vida acadêmica auxiliando os professores de carreira na condução de atividades de laboratório, oficinas e atividades extraclasse e, fundamentalmente, um programa de incentivo aos jovens para sua inserção nas questões que envolvem direta e indiretamente a Educação no País .

Seu papel à frente de uma turma de alunos da mesma faixa etária é por demais significativo para o processo educativo. É um avanço e um desafio; é uma ousadia de reflexos positivos quer na linha educacional, quer na linha social.

Sob o ponto de vista do estímulo à carreira docente, o Programa Monitoria Cidadã é um poderoso aliado para a redução da defasagem verificada atualmente no campo do magistério.

Justificativa

O que teria levado ao longo dos anos ao desinteresse pela carreira do magistério?

Alguns talvez dissessem ser a pouca atratividade financeira; outros, talvez, dissessem que o volume de trabalho em comparação à retribuição financeira não é compensador; outros ainda, menos ligados aos aspectos financeiros, talvez dissessem que a carreira não traz os benefícios comuns vistos em outras profissões. Bem, seja qual for à justificativa ou a validade dela, o fato é que tem caído, sobremaneira, o interesse pela carreira em todos os níveis.

A consequência dessa queda e do aumento da falta de atratividade implicará, em breve, num caos tão extraordinário que a educação se dará por apelos e boa vontade de alguns.

Óbvio que tal fato não se dará ou se daria de imediato, mas, óbvio também que essa tendência não pode ser descartada.

Exatamente, na antecipação de tendências no mundo da educação, em especial, no mundo do magistério é que se justifica a criação desse Programa capaz de incentivar, motivar e estabelecer um novo paradigma para os jovens se tornarem professores, recriando o valor da carreira e sendo multiplicador dessa recriação.

Como vai funcionar

Serão selecionados 210 alunos da Região onde o programa será implantado que serão divididos em grupos de 30 participantes constituindo as turmas T1 a T7 .

Cada turma terá o cumprimento de 48h-a de atividades vivenciais, a partir da Metodologia Foto-Vivência, com monitoramento por instrumentos próprios e registros em planilhas específicas.

A equipe técnica do Instituto Foto-Vivência incluída para este programa de monitoria cidadã indicará, ao final das sete turmas, trinta alunos que constituirão a turma especial de formação de multiplicadores, com carga horária de 48h-a.

Os multiplicadores formados serão os líderes de células de atividades compostas por um desses multiplicadores e seis participantes da primeira fase.

A composição de cada célula obedecerá ao critério de equilíbrio entre células e os seis outros componentes serão indicados a partir dos registros individuais de posse da equipe técnica.

As células constituídas têm incumbências básicas:

  • Discussão permanente sobre a carreira docente;
  • Criação de atividades e programas de incentivo à carreira docente nas comunidades a que pertencem;
  • Desenvolvimento de projetos comportamentais para grupos de estudantes nos enfoques social, meio ambiente, acadêmico e cultural;
  • Desenvolvimento de ações que estimulem a leitura, as viagens de reconhecimento geográfico e histórico e que incentivem a produção de atividades artístico-culturais.
  • Outras de iniciativa da célula.

As células terão a supervisão e orientação do Instituto Foto-Vivência, que estabelecerá uma programação de apoio para que suas incumbências tenham êxito.

Objetivo geral

Desenvolver uma ação contínua, em plano integrado com segmentos educacionais da região para formação singular de Monitores Cidadãos voltada ao atendimento de lacunas verificadas no campo do magistério, tanto no ensino médio como no fundamental.

Objetivos específicos

  1. Motivar e preparar jovens brasileiros para o exercício da Monitoria Cidadã;
  2. Formatar o currículo para formação do Monitor Cidadão;
  3. Promover Capacitação e Treinamento específico para formação do Monitor Cidadão;
  4. Promover treinamento vivencial, a partir da Metodologia Foto-Vivência, aos jovens selecionados para o exercício da Monitoria Cidadã envolvendo as questões comportamentais e relacionais.
  5. Promover ações contínuas que garantam a motivação ao humanismo e a prática do comportamento sustentável;
  6. Garantir ao jovem Monitor Cidadão, um programa de incentivo à carreira do magistério.

Metas

  • Desenvolver um projeto piloto de aplicação da Monitoria Cidadã na região com vistas à implementação do Programa em caráter sistêmico.
  • Selecionar 210 jovens da região, para os treinamentos de formação de Monitor Cidadão;
  • Estabelecer as atividades e ocupações dos Monitores Cidadãos da fase piloto;
  • Avaliar os resultados obtidos no programa piloto, fazer os ajustes devidos e formatar o programa sistêmico;
  • Selecionar e Formar continuamente jovens Monitores Cidadãos;
  • Reduzir a defasagem existente no campo do magistério do ensino médio com a colaboração de Monitores Cidadãos.

Plano de ação

  • Aprovação do mérito do presente Programa;
  • Constituição do grupo de trabalho para implementação do Programa Monitoria Cidadã
  • Estruturação dos Programas Comportamentais;
  • Criação de processo publicitário de difusão do programa e de inscrição de candidatos;
  • Seleção dos candidatos;
  • Constituição das turmas e execução das capacitações e treinamentos;
  • Distribuição dos formados nas escolas para o exercício da Monitoria Cidadã;
  • Acompanhamento permanente dos egressos em atividade.

Corpo Técnico – Funções

Para consecução dos objetivos e para o atendimento eficaz nas turmas regulares e na fase de aprofundamento, um corpo técnico do Instituto Foto-Vivência empresta sua participação na região onde o programa se implementa, com os seguintes cargos e funções:

Metodologia

Considerando os pressupostos e objetivos do Programa, a metodologia terá como base o protagonismo da pessoa humana, ou seja, focará a capacidade de reflexão e profissionalismo, dos participantes para a inserção como Talentos Diferenciados. Reuniões, seminários, palestras, dramatizações e workshops darão a tônica da abordagem inter e transdisciplinar que se impõe, tendo sempre por mote o comportamento sustentável, ou seja, o desenvolvimento de habilidades, competências e capacitações para a sustentabilidade do próprio eixo profissional na (re) construção de seus valores, quer dizer, a ênfase na utilização dos recursos metodológicos será a revitalização do protagonismo profissional.

  • Coordenador Geral de Capacitação – atua na região contemplada na coordenação e gestão geral da execução da metodologia Foto-Vivência e do próprio Programa.
  • Equipe Técnica de Coordenação – formada por três membros, sendo dois psicólogos e um técnico de avaliação e controle, que: atuam na região e são responsáveis pela gestão de capacitação de jovens do programa de formação de multiplicadores entre esses estudantes; que desenvolvem a análise de desempenho e comportamento dos estudantes submetidos à programação, avaliação final dos resultados e gestão do sistema de controle; que promovem a gestão da construção conceitual do programa e da sua aplicação em todas as etapas e que fazem a interface com o Coordenador Geral de Capacitação no que toca ao conteúdo programático.
  • Coordenador Regional – O coordenador regional, indicado pelos segmentos da região incorporados a este programa, será responsável pelo acompanhamento da operacionalização de todas as etapas e metas do projeto; pelo apoio técnico operacional às equipes locais de capacitação; pela organização operacional das atividades de capacitação e pela organização do relatório final da operacionalização de cada etapa/meta de capacitação. Em suas atividades terá a participação de um coordenador volante de interface, de uma equipe formada por estagiários e de um profissional de Apoio Técnico Administrativo, todos do Instituto Foto-Vivência.
  • Facilitadores – Um corpo técnico do Instituto Foto-Vivência, formado por especialistas na área comportamental, entre Psicólogos, Bioenergistas, Fonoaudiólogos, Professores, Pedagogos, Mestres e Doutores em Educação emprestarão sua colaboração no exercício das atividades. Cabe a essa equipe de facilitadores ministrar as atividades de campo de acordo com a programação estabelecida. São responsáveis, também, pela aplicação do conteúdo conceitual do programa e pelo acompanhamento do aprendizado e aplicação dos conteúdos adquiridos. Participam das reuniões de alinhamento com os demais coordenadores.
  • Apoio Técnico Administrativo – constituído por dois profissionais do Instituto Foto-Vivência, tendo por competência individual organizar a documentação pertinente; viabilizar a infraestrutura junto aos coordenadores logísticos da região; garantir as condições de execução das atividades de campo bem como o controle acadêmico de todo o processo; organizar e ajudar na realização de oficinas de vivências e demais atividades práticas realizadas durante o curso em todas as suas fases.

Os Programas Instrucionais

O Conteúdo curricular da formação em Monitor Cidadão compreende, além da das atividades comportamentais, um programa instrucional que envolve técnicas de atuação em sala de aula, fundamentos de didática e de psicologia.

A Carga Horária de Formação

A estrutura de formação em Monitor Cidadão é composta por três níveis de programação: Programa Comportamental – 48h; Programa Instrucional – 48h e Programa de Estágio em campo – 24h, totalizando 120 horas de curso/treinamento.

O Estágio em Campo

Será considerado apto ao exercício da Monitoria Cidadã o jovem que tenha concluído com aproveitamento o período de estágio em ambiente escolar, com assistência de um professor indicado para esse acompanhamento.

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