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Instituto Itália Brasil de Comportamento Sustentável

Instituto Itália Brasil de Comportamento Sustentável

Programas e Projetos

Dependente Químico

Projeto Dependente Químico

O Caminho para a dependência nas drogas começa com o ato de experimentar drogas.

Introdução

A questão das drogas e seu uso remonta há mais de 6000 anos. A papoula de ópio, conhecida como planta da alegria, era usada pelos habitantes do que é hoje o oriente médio, como contato com os deuses; já na Europa Oriental, 500anos a.C, o povo queimava o cânhamo e inalava os vapores em suas tendas; na época dos descobrimentos o peyote era utilizado nas cerimônias místicas e, os camponeses no final do século XVI cultivavam o ópio para alívio de seus sofrimentos.

Não só da antiguidade temos esses registros. No período da segunda guerra mundial as anfetaminas eram utilizadas no combate à fadiga; nos anos 50, os barbitúricos e hipnóticos tiveram seu auge, assim como o LSD nos anos 60.

Dos anos 70 aos nossos dias, a cocaína, o crack, a maconha e o ecstasy fazem parte dos registros mais alarmantes.

Saindo do campo histórico e entrando na análise das propensões ao uso de drogas, verifica-se que pessoas com saúde deficiente, com personalidades vulneráveis, insatisfeitas com a qualidade de vida, desinformadas sobre as drogas e seus efeitos e, aquelas com possibilidades de acesso de onde existem facilidades de aquisição de drogas, são pessoas muito mais propensas ao consumo das drogas.

Pela ótica do comportamento, a curiosidade do jovem em experimentar a droga, a onipotência juvenil, a vontade de transformar emoções, a influência de terceiros, a tentativa de amenizar a solidão e os desajustes familiares, são fatores comportamentais estatisticamente consideráveis para o consumo de drogas.

Para entender os acontecimentos das mudanças turbulentas e vertiginosas dessas questões apresentadas, das quais somos agentes e testemunhas, e a velocidade que essas transformações imprimem em nossos valores, é motivo de reflexão e de se investir na práxis do conhecimento das ciências do comportamento.

Essa é a ferramenta necessária para essa Nova Era Social e exige muito mais de todos que o simples e profundo conhecimento sobre as drogas e o seu consumo – que é o saber interagir com os usuários.

Assim, o presente Programa, pretende estabelecer dois projetos inter-relacionados: o primeiro trata da formação de profissionais em metodologias vivenciais para trabalhos, dinâmicas, treinamentos e workshops ligados a área comportamental com foco nos dependentes químicos, numa visão de comportamento sustentável e, o segundo, um projeto piloto de intervenção com grupo de dependentes químicos como estágio dos concluintes da formação daqueles profissionais do primeiro projeto.

Subprojeto 1) Formação de Profissionais em Metodologias Vivenciais na Visão do Comportamento Sustentável

Público-alvo

Professores, pedagogos, psicólogos, assistentes sociais, familiares de dependentes químicos e interessados.

Turmas

Será constituídas uma turma de 30 participantes.

Carga Horária

Cada turma cumprirá uma carga horária de 72 horas de formação em três módulos de programação.

Calendário

As atividades dos módulos serão realizadas em horário integral aos sábados e domingos durante duas semanas por módulo, com intervalo de um fim de semana entre módulos, em datas a serem fixadas.

Objetivo

Preparar até 30 profissionais de diversas categorias para o exercício de elaboração e execução de metodologias vivenciais voltadas aos trabalhos de recuperação de dependentes químicos, a partir de uma metodologia de comportamento sustentável.

Metodologia

O treinamento se dará em 72 horas em três etapas: a primeira envolve o treinamento básico onde são enfatizadas as questões relacionais, a estrutura do comportamento físico e mental e a criatividade para solução de problemas, sempre de forma vivencial; a segunda, também em caráter vivencial, envolve o treinamento superior, com ênfase na questão da percepção, negociação, decisão e comunicação, e a terceira o treinamento é de natureza técnica, com seminários de fim de curso.

Programa

O programa, dividido em módulos, visa oferecer aos participantes nos seus dois primeiros módulos um sequencial técnico que deverá ser aplicado no Projeto 2 na prática de intervenção junto aos dependentes químicos; o módulo 3 tem programação específica voltada ao objetivo do Projeto 2.

Conteúdo Programático
Módulo 1 – 24h
  • T1. O Reconhecimento de Limites
  • T2. Técnicas de Respiração e Relaxamento
  • T3. Impressão e Expressão Corporais
  • T4. Consciência Corporal
  • T5. Os Sentidos
  • T6. Bioenergética e Couraça Muscular
  • T7. Concentração e Sensibilidade
  • T8. Percepção e Vínculos
  • T9. Emocionalidade e Representação
  • T10. Harmonização e Interiorização
  • T11. Vivência Tátil, Material e Cromática
  • T12. Vivência Musical e Ambiental
  • T13. Vivência do Relaxamento e Stress
  • T14. Comunicação e Expressão
  • T15. Comunicação do Cotidiano
  • T16. Linguagem, Voz e Palavra
  • T17. Toque e Gestualidade
Módulo 2 – 24h
  • T1. Hemisférios Cerebrais
  • T2 Harmonização e Interiorização
  • T3. Memorização e Resposta
  • T4. Precisão e Movimento
  • T5. Vivência do Relaxamento e Stress
  • T6. Processo Decisório
  • T7. Frustração Sistêmica
  • T8. Coerência e Consequência
  • T9. Avaliação e Decisão
  • T10. Ousadia e Conquista
  • T11. Riscos e Armadilhas da Decisão
  • T12. Confiança e Tolerância
  • T13. Criatividade, Decisão e Resultados
  • T14. Conhecimento e Emocionalidade

O módulo 3, também de 24h compreende a programação de produção e criação de dinâmicas, criação de workshops e treinamentos, estudo de casos, formação de células, formação de facilitadores, escolha de ambientes e recursos musicais e de vídeo, escolha de auxiliares.

ESTÁGIO – estarão aptos ao estágio no Projeto 2 os concluintes com um mínimo de 90% de frequência às atividades programáticas e aproveitamento mínimo equivalente a 8 (oito) na média estabelecida pelos instrutores do programa.

Subprojeto 2) Projeto Piloto de intervenção com grupo de Dependentes Químicos

Público-alvo

Pessoas dependentes químicas cadastradas para o programa.

Turmas

Será constituída uma turma de 30 participantes para utilização metodológica de comportamento sustentável e estágio para os concluintes com aproveitamento no Projeto 1.

Carga Horária

A turma cumprirá uma carga horária de 48 horas de formação em dois módulos de programação.

Calendário

As atividades dos módulos serão realizadas em horário integral aos sábados e domingos durante duas semanas por módulo, com intervalo de um fim de semana entre módulos, em datas a serem fixadas.

Preparar até 30 profissionais de diversas categorias para o exercício de elaboração e execução de metodologias vivenciais voltadas aos trabalhos de recuperação de dependentes químicos, a partir de uma metodologia de comportamento sustentável.

Objetivo

Desenvolver o programa vivencial visando a conscientização do dependente sobre seu problema e com atenuação gradual de sua dependência.

Metodologia

A atividade se dará em 48 horas em duas etapas: a primeira envolve o treinamento básico onde são enfatizadas as questões relacionais, a estrutura do comportamento físico e mental e a criatividade para solução de problemas, sempre de forma vivencial; a segunda, também em caráter vivencial, envolve o treinamento superior, com ênfase na questão da percepção, autocontrole e comunicação.

Programa

O programa, dividido em módulos, visa oferecer aos dependentes químicos nos seus dois módulos um sequencial técnico com conteúdo totalmente vivencial.

Conteúdo Programático
Módulo 1 – 24h
  • T1. O Reconhecimento de Limites
  • T2. Técnicas de Respiração e Relaxamento
  • T3. Impressão e Expressão Corporais
  • T4. Consciência Corporal
  • T5. Os Sentidos
  • T6. Bioenergética e Couraça Muscular
  • T7. Concentração e Sensibilidade
  • T8. Percepção e Vínculos
  • T9. Emocionalidade e Representação
  • T10. Harmonização e Interiorização
  • T11. Vivência Tátil, Material e Cromática
  • T12. Vivência Musical e Ambiental
  • T13. Vivência do Relaxamento e Stress
  • T14. Comunicação e Expressão
  • T15. Comunicação do Cotidiano
  • T16. Linguagem, Voz e Palavra
  • T17. Toque e Gestualidade
Módulo 2 – 24h
  • T1. Hemisférios Cerebrais
  • T2 Harmonização e Interiorização
  • T3. Memorização e Resposta
  • T4. Precisão e Movimento
  • T5. Vivência do Relaxamento e Stress
  • T6. Processo Decisório
  • T7. Frustração Sistêmica
  • T8. Coerência e Consequência
  • T9. Avaliação e Decisão
  • T10. Ousadia e Conquista
  • T11. Riscos e Armadilhas da Decisão
  • T12. Confiança e Tolerância
  • T13. Criatividade, Decisão e Resultados
  • T14. Conhecimento e Emocionalidade
Recursos materiais e ambientais

Para ambos os projetos a programação será desenvolvida em sala ambiente de, no mínimo, 60 m2, livre de mobiliário, com capacidade de escurecimento e refrigeração. O ambiente deverá ser dotado de sistema completo de multimídia e aparelhagem de som.

Os recursos didáticos e material de consumo serão fornecidos pelo Instituto Foto-Vivência.

O ambiente deverá ter uma sala de apoio e de guarda do material dos participantes.

Acompanhamento de egressos

Os concluintes do Subprojeto 1 que fizerem estágio no Projeto 2 estarão aptos a exercerem a função de facilitadores em projetos vivenciais e a produzirem treinamentos, workshops e dinâmicas de grupo na localidade e atuarem em outros programas do Instituto Foto-Vivência em qualquer lugar em que se efetivem contratos de atividades. Esses concluintes, na qualidade de egressos do programa, serão acompanhados pelo IFV em suas ações na continuidade do Subprojeto 2, caso seja replicado.

Os participantes dependentes químicos do projeto 2 serão acompanhados pelo IFV, na qualidade de egressos, para a sistematização da metodologia empregada.

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