IFV

Search
Close this search box.

Instituto Itália Brasil de Comportamento Sustentável

Instituto Itália Brasil de Comportamento Sustentável

Programas e Projetos

Rejuventude

Projeto Rejuventude

A falta de consciência do idoso em relação às suas potencialidades e uma integração discutível dentro da Sociedade estimulam o lançamento deste Projeto, onde o resgate e o encontro da sua juventude são os pilares de ação que o colocam diante de uma atuação proativa.

Apresentação

Os tempos mudaram e duas questões são relevantes: o Compromisso com as Pessoas e o Respeito.

O momento em que vivemos é de rápidas e constantes mudanças – os velhos paradigmas já não existem.

Para entender os acontecimentos das mudanças turbulentas e vertiginosas, das quais somos agentes e testemunhas, e a velocidade que essas transformações imprimem em nossos valores, é motivo de reflexão e de se investir na práxis do conhecimento das ciências do comportamento.

Essa é a ferramenta necessária para essa Nova Era Social e exige muito mais de cada um que o simples e profundo conhecimento técnico – que é o saber interagir com as pessoas.

A sociedade, no contexto do mundo, tem passado, também, por sérias mutações que se manifestam na necessidade crescente de se trabalhar na mudança do homem – ator real desse novo milênio.

Todo esse processo requer cuidados preliminares e essenciais para sua efetiva implantação, a lembrar: as relações interpessoais e intrapessoais, os conflitos, as aspirações, o nível de motivação, a cultura social, a energia coletiva, a afetividade, enfim, a leitura da ambiência da sociedade, sua precisão, estratégias e condições objetivas para sua absorção e elaboração.

Estas possibilidades não são fruto de geração espontânea, são condições construídas com as pessoas, tendo como consequência, para elas, maior receptividade e consciência crítica, tornando-as confiantes e integradas sob:

  • A imagem de uma Sociedade onde a solidariedade e o respeito às diferenças sejam a sua base de sustentação;
  • A imagem de um Homem, onde sua melhoria pessoal possa privilegiar seus centros encobertos de sentimento e ação;
  • A imagem da Valorização da Terceira Idade, onde a preocupação humanista e das relações interpessoais seja uma constante, onde o reconhecimento pleno das potencialidades do Idoso parta dele mesmo e, onde a necessidade de tornar o homem da terceira idade integral e consciente dos movimentos à sua volta, seja um novo paradigma.

Seria ingênuo e distraído se achássemos que seria possível desperdiçar diariamente os minutos necessários à atenção às pequenas coisas do cotidiano; seria, também, ingênuo e distraído se ignorássemos os nossos desgastes físico e mental nas tarefas diárias e, ainda, seria tão ingênuo e distraído de nossa parte se pensássemos que poderíamos realizar as coisas no menor espaço de tempo possível, com o mínimo de matéria prima, diminuindo nossa energia empregada e aumentando exponencialmente a qualidade de nossas ações.

Mas, não seria ingênuo e nem distraído se houvesse respeito do homem consigo mesmo, do homem com o próximo, do homem com a sociedade que o cerca. Se houvesse esse respeito, as transformações do mundo atual seriam menos dolorosas, de modo que a sociedade se envolveria, naturalmente, nas profundas transformações ambientais, econômicas, políticas, sociais, culturais e tecnológicas.

A palavra respeito, então, nos traz o valor mais importante na relação social.

Respeito ao homem, ao idoso e à vida, começa na compreensão das diferenças Mas esse respeito precisa ser vivenciado nas comunidades e em todos os centros sociais. Desenvolver uma maneira estratégica de interagir pessoas e grupos, para pensar, sentir, decidir e agir, com o referencial do respeito, é potencializar o patrimônio cultural e social das diversas comunidades de um novo tempo e aí se inclui o grupo da terceira idade.

Justificativa

Compromisso e Respeito parecem ser os primeiros argumentos para a valorização do homem da terceira idade e, mais que duas palavras fortes, são os pilares para a descoberta da REJUVENTUDE.

Justifica-se o presente projeto por poder proporcionar ao Homem da terceira idade o reencontro com a sua juventude, tornando-o um ser proativo, cheio de vida e vontade de realizar e capaz de oferecer às novas gerações o entendimento da importância em ser vivido…ser idoso…ser protagonista na reforma do mundo.

A falta de consciência do idoso em relação às suas potencialidades e uma integração discutível dentro da Sociedade estimulam o lançamento deste Projeto, onde o resgate e o encontro da sua juventude são os pilares de ação que o colocam diante de uma atuação proativa.

Objetivo geral

Levar o idoso a sentir-se útil, desenvolvendo suas potencialidades, mobilizando-o a uma participação ativa dentro da Sociedade.

Objetivos específicos

  • Capacitar grupos de interessados, a partir de treinamento prático vivencial, a conduzir ações para a Rejuventude de Idosos;
  • Oferecer estágio de campo aos treinados nas atividades com o pessoal de Terceira Idade.
  • Incentivar a criação de Centro de Estudos da Terceira Idade com a participação dos concluintes dos treinamentos e da representação dos idosos.

Programa de treinamento prático vivencial

Capacitar um grupo de 30 pessoas em para exercer a administração e a condução de treinamentos e workshops vivenciais, além de programas e projetos de natureza comportamental, voltados, em especial, à grupos de terceira idade.

O concluinte, ao final do treinamento estará apto a promover treinamentos, workshops, dinâmicas de grupo e atuar como facilitador em programas vivenciais e e, em especial em grupos de terceira idade.

Para consolidação de toda capacitação, os concluintes farão um estágio de campo numa primeira turma de Rejuventude.

A Carga horária da capacitação será de 48 horas ministradas no período de uma semana, em horário integral, de segunda a domingo, exceto na quarta-feira que será de descanso.

O conteúdo programático do treinamento será dividido em três módulos de 16 horas cada, sendo o módulo 1 realizado na segunda e terça feira , das 8 às 17h , com intervalo de almoço, com a seguinte programação:

  • T1. O Reconhecimento de Limites
  • T2. Técnicas de Respiração e Relaxamento
  • T3. Impressão e Expressão Corporais
  • T4. Consciência Corporal
  • T5. Os Sentidos
  • T6. Bioenergética e Couraça Muscular
  • T7. Concentração e Sensibilidade
  • T8. Percepção e Vínculos
  • T9. Emocionalidade e Representação
  • T10. Harmonização e Interiorização

O módulo 2 será realizado na quinta e sexta feira, das 8 às 17h, com intervalo de almoço, com a seguinte programação:

  • T1. Comunicação e Expressão
  • T2. Comunicação do Cotidiano
  • T3. Linguagem, Voz e Palavra
  • T4. Precisão e Movimento
  • T5. Vivência do Relaxamento e Stress
  • T6. Vivência Tátil, Material e Cromática
  • T7. Vivência Musical e Ambiental

O módulo final será realizado no sábado e no domingo, das 8 às 17h, com intervalo de almoço, com a seguinte programação:

  • Produção de jogos lúdicos, criação de dinâmicas, criação de workshops e treinamentos, estudo de casos, formação de células, formação de facilitadores, escolha de ambientes e recursos musicais e de vídeo, produção de exercícios e seminário técnico.

Atividades dos estagiários na primeira turma de rejuventude

Paralelamente a execução do treinamento vivencial, será formada pelos critérios da organizadora do evento a primeira turma de Rejuventude com um máximo de 30 pessoas da terceira idade.

Na semana que antecede ao início das atividades da turma de Rejuventude, os concluintes junto com a equipe técnica de direção dos trabalhos se reunirão apara o estabelecimento das diretrizes programáticas e critérios de observação.

Na segunda semana após a conclusão dos treinamentos será iniciada a turma de Rejuventude, ministrada pelos mesmos instrutores do treinamento, com a participação, em estágio de campo, dos respectivos concluintes, de modo que haja rodízio na condução de atividades e na observação dos trabalhos e reações dos idosos.

Concluído o primeiro ciclo de atividades da primeira turma de Rejuventude, os estagiários serão avaliados pelos seus desempenhos e assim se repetindo ao longo dos quatro ciclos propostos.

Ao final, com aprovação, serão considerados Multiplicadores do Processo.

Primeira turma de Rejuventude

A primeira turma de Rejuventude terá caráter duplo: atividade em si e laboratório de consolidação de aprendizado para os estagiários.

As atividades dessa primeira turma estarão divididas em quatro ciclos:

O primeiro ciclo será de atividades em sala ambiente compreendendo uma programação de socialização e de ações artístico-culturais;

O segundo ciclo será de atividades a céu-aberto em parque ou espaço conveniente para ações de movimento e recreação;

O terceiro ciclo será de atividades do tipo POSSO AJUDAR em locais públicos de acordo com indicadores a serem fornecidos e,

O quarto ciclo será de atividades do tipo CONTADORES DE HISTÓRIA em locais diversos com ação junto aos jovens da comunidade.

Cada ciclo será de uma semana sob o ponto de vista de Turma Constituída, com duração diária de quatro horas, totalizando 20 horas por ciclo de segunda a sábado com interrupção na quarta-feira; o terceiro e quarto ciclos poderão ter continuidade caso seja feita uma programação específica de interesse da Prefeitura ou dos organizadores.

O detalhamento das atividades dos quatro ciclos será feito na semana seguinte à conclusão do treinamento com os estagiários e a equipe técnica desse treinamento.

Toda a programação dos quatro ciclos será vídeo-filmada para novos estudos e registros históricos com cópias para os organizadores do evento e para a equipe de treinamento. Essa produção, inclusive a parte não editada, integra o material do Projeto como um todo.

A turma de Rejuventude terá sua programação totalizada em 80 horas e o deslocamento às áreas de atividades será feita por transporte coletivo especial.

O detalhamento das atividades e recursos serão indicados em documento complementar à essa proposta.

Orçamento

Carga horária técnica considerada:

Treinamento 48 horas; Preparação 20 horas; Execução da primeira turma de Rejuventude 80 horas e, Supervisão e Assessoramento para a segunda turma – 12 horas – Total 160 horas Técnicas

Os equipamentos, locação de ambientes, serviços de apoio administrativo e operacional nas atividades do treinamento, preparação e turma de rejuventude ficarão sob a responsabilidade do organizador e não contemplados neste orçamento.

O material didático e de atividades, tanto do treinamento quanto da preparação e turma de rejuventude, será fornecido pelo organizador em lista apresentada pelos executores e outra parte fornecida pelos próprios executores.

Os custos de passagens aéreas, passagens rodoviárias, hospedagem e alimentação ficarão ao encargo dos executores.

O traslado completo diário no período das seis semanas para a equipe técnica será custeado pelos organizadores.

Duração do evento:

6 semanas

Saiba mais sobre nossos Programas e Projetos

Fale conosco