IFV

Search
Close this search box.

Instituto Itália Brasil de Comportamento Sustentável

Instituto Itália Brasil de Comportamento Sustentável

Programas e Projetos

Desenvolvimento de Cidades

Programa
Desenvolvimento Social de Cidades

Dois aspectos são determinantes para o Desenvolvimento Social das Cidades: o primeiro, numa visão mais holística, traz a questão da interdependência entre cidadão e comunidade de modo a perpetuar o crescimento social da cidade; o segundo, traz a questão da preparação da cidade, especialmente do interior, para as mudanças de sua rotina, decorrente do incremento de setor produtivo, de grandiosa linha de produção, que se instala na cidade e provoca impactos sociais de consequências, por vezes, devastadoras.

O Programa Desenvolvimento Social de Cidades, desenvolvido e implementado pelo Instituto Foto-Vivência, visa preparar uma cidade, especialmente do interior, para o Desenvolvimento Social, quer por iniciativa da municipalidade, quer pela necessidade de minimizar os impactos sociais decorrentes de organização de grandiosa linha de produção, que se instala na cidade e que possa gerar tais impactos. Para tanto, o Programa se divide em três projetos:

  • Projeto Agricultura – O Projeto Agricultura é uma oportunidade de investimento “green field” diagnosticada pelo Instituto Foto Vivência no setor da agroindústria, mais especificamente na produção de proteína vegetal, visando a conjugação de uma agricultura extensiva de grãos e a preparação da região de abrangência para os impactos decorrentes de uma produção em larga escala.
  • Projeto Indústria – O Projeto pretende oferecer uma adequação social e comportamental em cidades, de modo a garantir as melhores condições socioculturais e educacionais da população, ao mesmo tempo que contempla sua transformação gradativa, visando a incorporação da nova unidade produtiva na cidade sem reflexos contundentes pelos possíveis impactos sociais.
  • Projeto Cidadão Holístico – Projeto de interesse da municipalidade que visa à interdependência entre cidadão e comunidade de modo a perpetuar o crescimento social e permitir que cada cidadão seja um agente multiplicador de comportamento educação, trabalho, arte e cultura, esporte e, sobretudo, saúde, de modo a favorecer a comunidade como um todo e a cada indivíduo em especial.

Os projetos Agricultura e Indústria, implementados em cidades sem tradição de industrialização, podem apresentar resultados favoráveis como a ampliação das atividades econômicas da cidade e a consequente influência nos setores da economia regional.

É certo que após a instalação de empreendimentos de grande porte nessas cidades haja o aumento gradativo de novos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços. Porém, há num fator que passa distraído, muitas vezes, pelo empreendedor e que em pouco tempo se apresenta de forma a criar mudanças de comportamento social indesejáveis à própria comunidade e ao próprio empreendimento por consequência. Trata-se dos impactos sociais decorrentes.

Esses dois projetos pretendem, então, preparar as cidades para a sua adequação social e comportamental de modo a garantir a melhoria das condições socioeducacionais da população, ao mesmo tempo que contempla ao setor produtivo instalado a garantia que suas ações não impactarão a vida social da população.

Visão Geral dos Projetos Agricultura e Indústria

Os Projetos Agricultura e Indústria contemplam uma formidável interação entre o público e o privado sem que haja participação efetiva do primeiro no que tange ao desembolso de verbas públicas. Há especial cuidado na evolução econômica e social na região de atuação dos Projetos. Fato, aliás, necessário para o seu correto desenvolvimento.

Trata-se de diagnóstico de uma oportunidade real de investimento privado que carrega em seu bojo uma forte ação social, tão abrangente, que integra educação através da qualificação mínima necessária ao programa, treinamento técnico específico, “health care”, esse último através da implantação de acompanhamento da saúde física de seus participantes, condicionamento físico através do esporte, atividades sociais comunitárias orientadas entre outras.

Sociabilização é um dos motes principais do conceito de forma a trazer efetiva melhoria da qualidade de vida da região e da população direta e indiretamente envolvida.

Como se trata de uma ação privada, a rentabilidade e o retorno do investimento são imperativos e estarão assegurados pela condição de produção baseada em tecnologia moderna e de última geração, qualificação profissional e comprometimento social.

Ao poder público cabe tão somente ser um facilitador das condições necessárias, destacando-se a orientação na aquisição de áreas de interesses pelos investidores ou empreendedores, doação da área pública onde o investidor ou empreendedor construirá os equipamentos de ação social, licenças ambientais e isenções tributárias pelo período de maturação do Empreendimento.

Ainda, por se tratar de programa privado, eventuais aportes de um Banco de Desenvolvimento seriam tratados exatamente como os aportes provenientes dos fundos aplicadores, a exceção das taxas, serviços de dívidas e carências, enfim, condições que são inerentes aos bancos de fomento que deveriam por definição ser mais atrativas.

“Esse é o ponto, pela criteriosa elaboração do programa, o desenvolvimento econômico da região de abrangência teria bases de sustentabilidade muito bem definidas, onde a preocupação é com a rentabilidade, por suposto com a produção, mas sempre considerando a equânime elevação da qualidade de vida da população e a consequente melhoria do IDH regional.”

O Programa de Produção Social

Inicialmente, no que é considerada primeira etapa, esses Projetos abrangem uma área de instalação do empreendimento, adquiridos pelo investidor a preço de mercado, sem especulação imobiliária e sem favorecimentos de qualquer espécie.

O poder público atribui área de 20 hectares, junto à comunidade, onde serão construídos pelo investidor os equipamentos necessários, tais como edificações, construções específicas, instalações de treinamento, que serão usados durante a fase de implantação do “projeto social” e, posteriormente, doados a comunidade para a criação do Centro Comunitário.

Visão Geral do Projeto Cidadão Holístico

O Projeto Cidadão Holístico se implementa por interesse de uma comunidade ou da própria Prefeitura. Ao contrário dos outros dois projetos, os recursos para sua implementação são oriundos do poder público ou, eventualmente, por patrocinadores.

É preciso perceber na totalidade o cidadão. É preciso perceber a comunidade em que vive esse cidadão e, mais ainda, perceber e agir de modo que cidadão e comunidade estejam numa relação intimista.

O Projeto Cidadão Holístico oferece uma interdependência entre cidadão e comunidade de modo a perpetuar o crescimento social e permitir que cada cidadão seja um agente multiplicador de comportamento sustentável. Tal projeto contempla ações nos principais vetores humanos: educação, trabalho, lazer, arte e cultura, esporte e, sobretudo, saúde, de modo a favorecer a comunidade como um todo e a cada indivíduo em especial. Trata-se, portanto, de um Projeto diferenciado que poderá promover mudanças significativas no contexto comunitário em benefício de todos.

O projeto contempla ações a todas as faixas etárias, desde a saúde pediátrica ao movimento de Rejuventude dos mais idosos; perpassa a educação no incentivo a carreira do magistério e às famílias numa visão de cidadania familiar; atua diretamente com as mulheres, apresentando um novo sentido da vida social, maternal, profissional e educacional; aos jovens introduz-se a iniciação profissional como o caminho mais qualificado para o primeiro emprego, de modo que o jovem possa ingressar no mundo do trabalho pela “porta da frente” e não através de um sub emprego, o esporte, tanto coletivo quanto individual, fazendo da prática esportiva um agente de saúde, de senso coletivo e, sobretudo, de educação; aos portadores de deficiência o programa contempla ações participativas em seus eventos, bem como, traz um uma consciência de oportunidades; os workshops comportamentais e outras atividades comunitárias oferecem novas visões de sociedade, mercado e autoestima àqueles que se interessarem sobre os temas; na linha da arte e cultura a formação dos grupos de teatro, música, dança e artes plásticas tem o diferencial dos programas tradicionais desses eventos, pois traz a questão fundamental da arte no comportamento sustentável; no campo da saúde o Projeto não substitui os postos tradicionais de saúde ou clínicas locais, mas se insere numa visão diferenciada, qual seja a saúde inteligente e a consciência da qualidade de vida física e biológica, oferecendo no campo da Nutrição não só os indicadores de dietoterapia clínica como também de reeducação alimentar, através de consultas e workshops sobre aproveitamento de alimentos; na odontologia, o tratamento singular das afecções bucais se complementa com workshops de saúde da boca e higiene; a fisioterapia se inclui pela oportunidade de tratamento fisioterápico associado a reeducação de movimento e posturas; a acupuntura está incluída como acesso à medicina alternativa e à possibilidade de equilíbrio energético do indivíduo, além de oferecer a redução dos desconfortos oriundos das lesões por esforços repetitivos; as clínicas pediátrica e geriátrica não se limitam ao mero atendimento clássico, mas respondem também pela orientação biopsicossocial sobre os casos trazidos; a clínica geral se insere também na orientação biopsicossocial, como unidade de primeiro atendimento.

A Preparação da Cidade e o Desenvolvimento Social

Tanto para esses Projetos Agricultura e Indústria, como para o Projeto Cidadão Holístico, o IFV desenvolve suas atividades nos campos da Saúde Inteligente, Esporte e Educação Sustentáveis e Arte e Cultura, baseados em resultados experimentados e validados pela Academia, denominado Metodologia Foto-Vivência.

Saúde Inteligente

A área se Saúde, com a visão de Saúde Inteligente, se integra ao processo desses projetos no sentido de otimizar a jornada de trabalho daqueles que virão a ser empregados pelos diversos empreendimentos na cidade. Essa otimização começa na consciência em saúde de cada trabalhador e por essa razão, não só os atendimentos médico e odontológico se fazem importantes. Importa estabelecer a cada um desses conhecimentos e práticas sobre as saúdes física e bucal, absolutamente comprometedoras do desempenho funcional, quando negligenciados.

Esporte, Educação e Arte e Cultura

Essas áreas estão incluídas nos projetos por fortalecerem simultaneamente a relação do mundo urbano ou rural com o produtivo, os primeiros diretamente afetados pela produção em larga escala na cidade.

Na área de Educação serão oferecidos cursos técnicos, com escolaridade mínima de primeiro grau, com interfaces com as atividades pertinentes aos empreendimentos.

Nas áreas Esportiva e de Arte e Cultura serão desenvolvidas atividades de esportes coletivos e individuais e atividades artísticas por serem essas áreas importantes nos aspectos biopsicossociais que interferem na vida produtiva,

A ilustração abaixo apresenta um croqui do Centro de Integração Social.

Conclusão

O presente Programa abrange três projetos de finalidades diferentes, porém com uma base comum: a preparação social da cidade, quer pelos impactos decorrentes da implementação de unidade produtiva local, com produção em larga escala, quer por necessidade de desenvolvimento social da municipalidade.

Nos três casos, o IFV atua na intermediação das oportunidades e na execução do plano de desenvolvimento social, usando sua metodologia exitosa, numa ação temporal de 12 meses, independentemente da natureza dos projetos de alcance.

Nos casos dos projetos Agricultura e Indústria, o IFV apresenta os HIGHLIGHTS FINANCEIROS, com o valor do Investimento necessário para a implantação do empreendimento, com a inclusão de toda a despesa com o atendimento social, licenciamentos, aquisição de terras, despesa de treinamento, projetos executivo, aquisição de tecnologia, máquinas e equipamentos e capital de giro, consultoria técnica estruturação financeira, entre outros; ainda, apresenta o cronograma de desembolso, a previsão de faturamento e a taxa de retorno estimada e a modelagem da estrutura de capital a ser investido.

Para esses dois projetos, essa apresentação busca despertar a atenção de potenciais investidores ou empreendedores no sentido de explorar de forma sustentável todo o potencial produtivo que certas regiões do país oferecem.

No caso do projeto Cidadão Holístico, por ser uma iniciativa da municipalidade e os recursos serem de origem pública ou patrocinado, o IFV apresenta o Orçamento Programa e o respectivo cronograma de desembolso.

Saiba mais sobre nossos Programas e Projetos

Fale conosco