IFV

Search
Close this search box.

Instituto Itália Brasil de Comportamento Sustentável

Instituto Itália Brasil de Comportamento Sustentável

Programas e Projetos

Administrador Junior Executivo

Projeto Administrador Junior Executivo

Promoção de Jovens Executivos

Parceria IFV / Instituição de Ensino

365 horas – 20 semanas – 1 semestre

Apresentação

O que acontece hoje no mundo corporativo?

Os atuais empresários foram formados, fizeram estágio, apresentaram monografia de fim-de-curso para se tornarem empresários de qualidade, conscientes do papel que tem no desenvolvimento da gestão, na produção, nas relações humanas com seus subordinados, nas vendas, no reconhecimento do mercado, na contabilidade empresarial. Se tornaram empresários, também, porque somente tinham ideias inovadoras e recursos para abrir um negócio ou porque herdaram negócios familiares ou, ainda, porque viveram experiências em empregos anteriores.

Muito provavelmente a maioria dos atuais empresários se tornou empresário sem ter uma base sólida para isso; alguns, mais conscientes ainda, paralelamente ao exercício empresarial, fizeram alguma especialização, um MBA ou cursos de gestão ou de atualização gerencial. Alguns, seguem se aprofundando, com algum esforço, na condição de se tornar um empresário top de linha.

Mas, será imprescindível formarem-se empresários? Será possível formar empresários para o futuro com a visão policelular inteligente? Será possível, nesse futuro, ter-se empresários livre de vícios seculares de gestão? Será possível existir um grupo de futuros empresários inequivocamente inovadores?

Surge assim um grande desafio:

“Oferecer um Curso/Treinamento Pós-médio para preparar um jovem como um futuro executivo com visão policelular inteligente, livre de vícios seculares de gestão, inequivocamente inovador e que tenha a Sustentabilidade Comportamental como seu paradigma”.

Público-alvo

Grupos de jovens que terminaram o ensino médio, interessados em se tornarem executivos com capacidade de administrar seus negócios.

Objetivo

Formar, treinar e capacitar, através de técnicas e metodologias altamente eficazes e inovadoras na sua sustentabilidade, os jovens que irão ingressar no campo dos negócios, totalmente imunes aos vícios e práticas tradicionalmente não éticas no mundo dos negócios contemporâneos e administração de empresas.

Metas

  1. Operacionalizar a capacitação de 40 jovens, por turma, no total de 4 turmas (duas em paralelo por semestre), no total de 160 jovens empreendedores, para utilizarem eficazmente as ferramentas, técnicas, metodologias e tecnologias adotadas durante o curso. Iniciar o startup da implantação dos planos tático e técnico do projeto, conforme aprovado por equipe técnica do IFV e da Instituição de Ensino Parceira a ser constituída, de acordo com as competências atribuídas e definidas durante a vigência dessa parceria
  2. Concretizar a implementação do projeto conforme aprovação prévia. As equipes de suporte técnico, tático e tecnológico acompanharão todas as fases de implantação do projeto a qualquer hora onde haja confirmação da necessidade.
  3. Todos os empreendimentos serão obrigados a atender os pré-requisitos do SIG – Sistema Integrado de Gestão, de acordo com as Normas ISO, “Qualidade, Saúde, Segurança, Meio Ambiente”.

Programa

MÓDULO 1. Programa Formativo – 160 h-a – (quatro disciplinas de 40h- ADM1-ADM2-ADM3-ADM4)

Proporcionar aos jovens empresários uma visão geral, focada no domínio de conceitos e ferramentas de gestão em responsabilidade social, corporativa/empresarial, alinhados com os centros de referência mais conceituados. Preparar e dotar os jovens empresários, de instrumental metodológico e técnico que os possibilitem desenvolver uma visão estratégica acerca da especificidade do tema. Viabilizar uma política de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) para que a Empresa possa adotar o Investimento Social em seu Core Business. Desenvolver a conscientização de todas as lideranças internas, reforçando a ideia de que o investimento social é estratégico para um Posicionamento Estratégico de Marcas. Promover e dar suporte técnico na visitação aos Organismos credenciados pelos Governos locais para registros de empresas jurídicas, conhecer documentos e processos burocráticos específicos para cada atividade/unidade de negócios a ser gerada/criada.

MÓDULO 2. Programa Comportamental – 160 h-a (oito disciplinas de 20h)

O Programa Comportamental baseia-se na Experiência de Sujeito e na Quebra de Dualidades, ou seja, é preciso levar o participante a querer se experimentar, vivenciar atividades que levem ao conhecimento mais íntimo e relacional. No trato dessa questão tão fundamental, é preciso colocá-lo diante de situações embaraçosas para que experimente soluções diferentes daquelas que, por costume, aplica e muitas vezes não obtém sucesso.

A prática dessa quebra de dualidade é fundamental para o sucesso do treinamento, entretanto, não se pode fazer um treinamento sério começando pela quebra de dualidades. É preciso fazer com que ele experimente ações em que sua estrutura de costume seja desativada gradualmente e rearranjada com a sequência de exercícios e dinâmicas. Assim, se justifica uma carga horária que garante as duas condições fundamentais de sucesso e consolidação: a experiência de sujeito e a quebra de dualidades, além de aportar atividades específicas do objetivo do treinamento.

O treinamento para a ampliação da capacidade de o indivíduo Pensar, Sentir, Decidir e Agir, a partir da PERCEPÇÃO E DESENVOLVIMENTO COMPORTAMENTAL e pela justificativa já exposta determina o presente módulo e as respectivas disciplinas:

  • Ativação da Percepção – AP
  • Comunicação e Linguagem – CL
  • Ativação da Criatividade – AC
  • Inteligências lógico-Matemática e Linguística – ILML
  • Inteligência Oratória – IO
  • Inteligência Emocional -IE
  • Inteligência Cinestésica e Bioenergética – ICB
  • Inteligência Decisória -ID
MÓDULO 3. Projeto Final – 20 h-a (uma disciplina de 20h – PF)

Os alunos da turma deverão cumprir a carga horária especificada para a elaboração do projeto final, com orientador de projetos, concretizando com apresentação pública a estruturação da empresa da formada, para ulterior constituição formal.

MÓDULO 4. Palestras e Visitas Técnicas – 45h-a (uma disciplina de 45h – PVT)

Certificação e estágio dos concluintes

Os concluintes com frequência igual ou superior a 80% nas atividades do programa e com aproveitamento mínimo de 75% na escala de avaliação farão jus ao certificado de conclusão como JOVEM ADMINISTRADOR e com indicação, por histórico acadêmico, para estágio em qualquer organização que aceite a modalidade deste programa e parceria.

Paralelamente, os concluintes com frequência superior a 90% nas atividades do programa e aproveitamento igual ou superior a 85% na escala de avaliação, serão convidados a integrarem a equipe de campo do IFV, sendo oferecido gratuitamente treinamentos complementares e remuneração na atividade do IFV em que participarem.

Do Patrocínio

Os 160 alunos do programa anual (duas turmas por semestre, uma em cada turno), no todo ou em parte, poderão ter a formação, formulada neste programa, patrocinada por qualquer segmento da sociedade civil ou corporativa mediante acordo prévio com os convenentes.

Das Bolsas Parciais e Integrais

O ponto de equilíbrio do programa é tomado para 40 alunos. A critério do IFV e do Parceiro poderão ser concedidas até duas bolsas integrais a dois alunos outros que representem uma possibilidade social de crescimento e, dentre os 40, poderão ser concedidas bolsas parciais àqueles que obtém patrocínio complementar.

Saiba mais sobre nossos Programas e Projetos

Fale conosco