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Instituto Itália Brasil de Comportamento Sustentável

Instituto Itália Brasil de Comportamento Sustentável

Programas e Projetos

Futebol e Comportamento

Projeto Futebol e Comportamento

O Futebol não é um evento ingênuo ou distraído. A cada dia uma localidade qualquer deste país vive e convive com o futebol, seja num jogo de várzea, seja em campeonatos oficiais, seja ouvindo no rádio ou vendo pela TV.

Não diferentemente, quando o futebol ganha proporções mundiais com as realizações da FIFA, o relacionamento com o futebol será muito mais intenso que as partidas de qualquer campeonato e a conquista do troféu final. Será muito mais que o simples levantar a taça do time campeão.

Introdução

No Brasil, o futebol traz a oportunidade da Grande Revisão: revisão dos estádios, revisão da qualidade dos transportes, revisão da comunicação, enfim, a revisão em todos os aspectos. Mas, há uma revisão que precisa ser destacada e trabalhada, a revisão comportamental e essa deve começar também nos clubes de futebol.

Seria também ingênuo e distraído se achássemos que seria possível desperdiçar diariamente os minutos necessários à atenção às pequenas coisas do cotidiano; seria, também, ingênuo e distraído se ignorássemos os nossos desgastes físico e mental nas tarefas diárias e, ainda, seria tão ingênuo e distraído de nossa parte se pensássemos que poderíamos realizar as coisas no menor espaço de tempo possível, com o mínimo de matéria prima, diminuindo nossa energia empregada e aumentando exponencialmente a qualidade de nossas ações.

Mas, não seria ingênuo e nem distraído se houvesse respeito do homem consigo mesmo, do homem com o próximo, do homem com a sociedade que o cerca e, fundamentalmente, do homem com a sua cidade. E, se houvesse esse respeito, as transformações seriam menos dolorosas, de modo que a sociedade se envolveria, naturalmente, nas profundas transformações ambientais, econômicas, políticas, sociais, culturais e, principalmente, se envolveria de corpo e alma nos eventos que possam contribuir com a sua cidade, na mais absoluta linha de respeito.

A palavra respeito, então, nos traz o valor mais importante na relação social e do envolvimento no acontecimento social, e no caso, no envolvimento com o futebol.

Respeito ao homem, ao acontecimento social e à vida, começa na compreensão entre os que desenvolvem e os que se utilizam das ferramentas para o sucesso. Mas esse respeito precisa ser ensinado nas escolas, nas comunidades e em todos os centros sociais e esportivos e, nesse aspecto, também não podemos ser ingênuos e distraídos em acharmos que isso acontece de imediato: o ser humano tem necessidade de tempo para absorver e processar as alterações externas ou internas às quais é submetido pelos aspectos psicoemocionais e fisiológicos.

Proposição

O Instituto Foto-Vivência – IFV, por ser uma instituição que trata do Comportamento Sustentável e é sensível à questão das grandes Revisões, vê-se na obrigação de oferecer um Programa para potencializar o patrimônio cultural e social do clube para um novo tempo em que Futebol esteja marcantemente oferecendo legados extraordinários à vida dos seus atletas da base.

Juntar futebol e comportamento social sustentável nos remete a um evento que mobilizará o clube como um todo. Trata-se de promover a Formação de Gestores em Comportamento Sustentável dentro do Clube e com esses formandos atuar com os jovens atletas do clube num conceito comportamental a partir do futebol.

A Relação Futebol x Comportamento

O futebol, agente de paixões, não pode mais ser visto como o tradicional esporte bretão pura e simplesmente como uma mera modalidade esportiva. Isto já é senso comum e como tal, as áreas envolvidas ligadas ao futebol são responsáveis por milhares de ações produtivas, econômicas e de mercado.

Os clubes de futebol se inserem também nesse trinômio e no que tange ao aspecto meramente esportivo estão amarrados ao mesmo trinômio.

O futebol, diante do encontro entre as paixões e do trinômio comentado, tem como regulador dos resultados o Atleta, do goleiro ao ponta esquerda e todo o time com seus técnicos, preparadores físicos, ortopedistas, massagistas, psicólogos, nutricionistas, fisiatras e tantos outros.

Independente da qualidade técnica de cada atleta e do desempenho em cada partida, cada jogador é potencialmente a representação dos resultados, da estrutura econômica e financeira do clube e dos patrocinadores e gerador de reflexos no mercado decorrente. É, portanto, peça integrante do processo além-campo.

Assim como os patrocinadores, os gestores do clube, os economistas e pessoal de marketing, esmeram suas ações para melhores resultados de campo e, por consequência, para resultados atraentes na questão financeira. Os atletas precisam entender a importância do seu papel fora das quatro linhas. Assim, sua conduta, seu esmero profissional, a manutenção da sua saúde integral e sua imagem pública representam o cenário com o qual ele deve ter atenção e conhecimento.

Toda essa premissa não fica restrita aos jogadores profissionais dos grandes clubes. Essa premissa atinge também jovens que iniciam sua vida no futebol. Cada um deles precisa ser um agente social de comportamento sustentável e levar isso ao longo da sua vida de atleta e formador indireto de paixões.

Comportamento Sustentável e o Atleta de Futebol

De que modo Comportamento Sustentável e o Atleta de Futebol podem se relacionar?

Baseado na ideia que a conduta do atleta, o seu esmero profissional, a manutenção da sua saúde integral e sua imagem pública representam o cenário com o qual ele deve ter atenção e conhecimento e que aprimorando a capacidade do atleta de pensar, sentir, decidir e agir, vendo o homem, no seu ambiente esportivo e no ambiente social, como um ser completo, pleno em todas as suas dimensões, com possibilidades de crescimento e desenvolvimento, compreensão e sensibilidade para com os aspectos que permeiam o dia-a-dia de seu clube num convívio coletivo, é o início mais razoável de seu comportamento sustentável, onde:

  • Perceberá que a solidariedade e o respeito às diferenças são a sua base de sustentação;
  • Perceberá que a sua melhoria pessoal, pode privilegiar seus centros encobertos de sentimento e ação, e
  • Perceberá que a sua Relação diante da sua conduta, do seu esmero profissional, da manutenção da sua saúde integral e da sua imagem pública, representa o cenário com o qual ele deve ter atenção e conhecimento.

Subprojeto 1

Projeto de Formação de Gestores em Comportamento Sustentável e Aplicação Metodológica aos Jogadores da Base dos Clubes de Futebol

O aprimoramento da capacidade do indivíduo de pensar, sentir, decidir e agir no seu ambiente de trabalho e no ambiente social, como um ser completo, pleno em todas as suas dimensões, com possibilidades de crescimento e desenvolvimento, compreensão e sensibilidade para com os aspectos que permeiam o dia a dia de sua organização em um convívio coletivo é o passo inicial para o desenvolvimento humano. Poder aglutinar esses indivíduos para multiplicar essa capacidade e fazer gerar ações de interesse institucional é a justificativa do presente projeto.

Objetivo

Promover treinamento na área comportamental humana para a Formação de Gestores em Comportamento Sustentável, visando a futura implementação de ações junto aos jovens atletas dos Clubes de Futebol

Metodologia

O treinamento se dará em três etapas: a primeira envolve o treinamento básico onde são enfatizadas as questões relacionais, a estrutura do comportamento físico e mental e a criatividade para solução de problemas, sempre de forma vivencial; a segunda, também em caráter vivencial, envolve o treinamento superior, com ênfase na questão da percepção, negociação, decisão e comunicação, e a terceira, em regime de imersão, o treinamento é de natureza técnica, com seminários de fim de curso.

Programação

O treinamento básico será ministrado em forma de workshop, com 32 horas de atividades, em quatro dias consecutivos, segundo a programação que se segue:

1ª Etapa
T1. O Reconhecimento de Limites

Demonstrar a cada participante a necessidade de reconhecer os seus limites gerais para poder ousar e criar conscientemente.

T2. Técnicas de Respiração e Relaxamento

Demonstrar a importância da respiração consciente e do relaxamento controlado como melhoria da saúde geral e capacitar o participante a vivenciar os estados alterados de consciência para níveis mais saudáveis e criativos.

T3. Impressão e Expressão Corporais

Caracterizar a importância da impressão no corpo das sensações externas e a sua consequente forma expressiva, vivenciando atividades que facilitem a observação dessas sensações e a descoberta de novos espaços.

T4. Consciência Corporal

Vivenciar a tomada da consciência do corpo através de atividades lúdicas proporcionando, a cada participante, a vivência do seu esquema corporal e do seu sistema ego-sujeito, capaz de potencializar sua arte pessoal.

T5. Os Sentidos

Sensibilizar o participante quanto ao uso dos seus sentidos e da falta de percepção consciente deles; caracterizar o que está sendo sentido dentro de um conjunto simultâneo de estímulos e caracterizar a diferença entre sentir e perceber através de vivências corporais, mentais e de linguagem, estimulando os sentidos para o estado de alerta.

T6. Bioenergética e Couraça Muscular

Vivenciar o tônus muscular, a tensão muscular localizada e o seu caráter psicomecânico, por intermédio da expressão corporal e da respiração, estereotipando um corpo bio-psicossocial e explorando a bioenergética como uma atividade corporal de movimento e expressão.

T7. Concentração e Sensibilidade

Capacitar o participante a se concentrar por diversos estímulos, desenvolvendo sua sensibilidade pelos aspectos sensoriais, expressivos e imaginativos, além de explorar os vínculos das emoções contidas e a integração com o outro.

T8. Percepção e Vínculos

Estimular a percepção sensorial capaz de conscientizar cada participante sobre o significado do “todo” à sua volta e caracterizar o sentido da criação dos vínculos físicos e emocionais e sua influência no cotidiano social.

T9. Emocionalidade e Representação

Desenvolver no participante as reações motoras controladas, o estímulo da comunicação alternativa e a emoção numa forma representativa, estimulando uma relação de unicidade com o auxílio de introjeção de imagens e sentimentos.

T10. Harmonização e Interiorização

Promover no participante o domínio dos movimentos pela consciência dirigida, promovendo a harmonização do seu todo através da reflexão e meditação.

T11. Vivência Tátil, Material e Cromática

Estimular os participantes a observar detalhes materiais em objetos, bem como perceber os efeitos cromáticos e as vibrações neles existentes e estimular a sensação tátil da forma, da temperatura e do odor, tanto em objetos como em seres e as sensações virtuais pela imaginação criadora de aspectos gustativos, cromáticos, térmicos e sonoros.

T12. Vivência Musical e Ambiental

Desenvolver nos participantes os pontos e características de referência sonoro e ambiental para aumento da sua criatividade, promovendo o senso da audição musical como referência para a integração com o outro e com grupos; promover um estado único de contemplação pelo ambiente projetado mentalmente, num processo de imaginação e fortalecimento criativo.

T13. Vivência do Relaxamento e Stress

Vivenciar a importância do relaxamento e do stress para o cotidiano das pessoas na busca de um equilíbrio (homeostase) a partir de uma programação de envolvimento da coragem, do corpo e do toque.

T14. Comunicação e Expressão

Desenvolver no participante a capacidade de se expressar e se comunicar através de desafios ou situações de dificuldade, sensibilizando a cada um sobre suas posturas e atitudes diante dos momentos e situações de menor concentração.

T15. Comunicação do Cotidiano

Desenvolver no participante a capacidade de perceber os movimentos à sua volta no cotidiano humano e na sua relação interpessoal, demonstrando, ainda, as formas invisíveis de comunicação e contato cotidianos.

T16. Linguagem, Voz e Palavra

Caracterizar a importância das formas de linguagem, da voz e do uso das palavras no cotidiano humano, sensibilizando cada participante sobre os efeitos da voz, dos registros vocais e da neurolinguística.

T17. Toque e Gestualidade

Explorar a comunicação não-verbal através do toque e gestos; desenvolver a capacidade de relação pelo toque de significação cognitiva, emocional e de comunicação; trabalhar as formas de gestualidade expressiva e formas posturais reveladoras de atitudes prováveis.

2ª Etapa

A segunda etapa será ministrada no total de 32 horas, compreendendo a seguinte programação:

T1. Hemisférios Cerebrais

Caracterizar os hemisférios cerebrais esquerdo e direito, suas funções dominantes e características, demonstrando o sistema vivente de ambos os hemisférios e o reconhecimento interativo entre eles pela relação corpo-pensamento-ação.

T2 Harmonização e Interiorização

Promover no participante o domínio dos movimentos pela consciência dirigida, promovendo a harmonização do seu todo através da reflexão e meditação.

T3. Memorização e Resposta

Proporcionar aos participantes a memorização pelos estados alterados de consciência, desenvolvendo mecanismos de criatividade capazes de proporcionar uma memória viva, não volátil.

T4. Precisão e Movimento

Estimular os participantes a melhorarem os seus registros de precisão e coordenar seus movimentos de forma consciente.

T5. Vivência do Relaxamento e Stress

Vivenciar a importância do relaxamento e do stress para o cotidiano das pessoas na busca de um equilíbrio (homeostase) a partir de uma programação de envolvimento da coragem, do corpo e do toque.

T6. Processo Decisório

Demonstrar e vivenciar a tomada de decisões a partir de uma situação-problema, levando em conta as condições adversas e os níveis de frustrações oferecidos.

T7. Frustração Sistêmica

Caracterizar a Frustração Sistêmica como agente envolvente no processo decisório na relação entre a necessidade de se obter algo e a respectiva possibilidade de se conseguir.

T8. Coerência e Consequência

Conscientizar o participante quanto à necessidade de operar o equilíbrio entre a coerência e a consequência no processo decisório.

T9. Avaliação e Decisão

Enfatizar que o conhecimento, a compreensão, a análise e a síntese de uma situação-problema antecedem a avaliação que definirá a melhor decisão.

T10. Ousadia e Conquista

Vivenciar uma situação-problema de modo a experienciar o propósito da conquista a partir de ações ousadas.

T11. Riscos e Armadilhas da Decisão

Vivenciar as situações de riscos, analisando as armadilhas em que se envolve, a partir de jogos de empresa.

T12. Confiança e Tolerância

Enfatizar e analisar as condições de baixa confiança e excesso de tolerância nas questões onde há uma faixa de possibilidades.

T13. Criatividade, Decisão e Resultados

Explorar a criatividade como agente de decisão na busca de melhores resultados.

T14. Conflitos e Negociação

Vivenciar a prática de negociação entre situações e argumentações em conflito.

T15. Conhecimento e Decisão

Demonstrar como o conhecimento influi numa decisão explorando a maximização de informações adquiridas.

T16. Conhecimento e Comunicação

Estabelecer a relação entre o conhecimento e a comunicação, visando ao aperfeiçoamento das formas pragmáticas e estéticas de comunicação e linguagem.

T17. Conhecimento e Comportamento

Demonstrar e vivenciar as situações que comprovam que as formas comportamentais também são influenciadas pelo conhecimento adquirido.

T18. Conhecimento e Emocionalidade

Vivenciar situações que demonstram como a emocionalidade pode ser tratada e analisada em paralelo com os conhecimentos pessoais.

T19. Conhecimento e Argumento

Estabelecer a relação entre o conhecimento e as formas de argumentação nos processos de comunicação, negociação e decisão.

T20. Gestão do Comportamento

Vivenciar, discutir e compreender como gerir os processos de comportamento e como fazer uso eficiente das formas comportamentais que favorecem qualquer empreendimento.

T21. Gestão da Comunicação

Vivenciar, discutir e compreender como gerir os atributos da comunicação e suas formas para favorecer a ampliação de resultados favoráveis nas variadas linguagens e processos de comunicação.

T22. Treinamento Experiencial ao Ar Livre – TEAL

Vivenciar atividades a céu-aberto explorando todas as questões tratadas em T1 a T21

A terceira etapa, também de 32 horas, em regime de imersão, compreende a programação de:

  • produção de jogos de empresas e lúdicos;
  • formatação de dinâmicas de grupo, criação de workshops e treinamentos;
  • estudo de casos;
  • formação de células e de facilitadores;
  • técnica de escolha de ambientes e de recursos musicais e de vídeo;
  • a escolha de auxiliares técnicos e a produção de exercícios prático vivenciais;
  • seminário técnico final.
Ambientes

O treinamento em sua primeira etapa poderá ser realizado na sede do Clube de Futebol utilizando-se salão dotado de refrigeração e capacidade de escurecimento, sem mobiliário, exceto uma mesa para utilização de equipamentos de som e vídeo e outra para apoio de material.

O treinamento em sua segunda etapa poderá ser realizado no mesmo salão, porém agora com a utilização de seis mesas e cinco cadeiras por mesa, mantendo-se todas as demais características.

Para essas duas etapas é necessário que o ambiente externo não seja de características funcionais e de grande movimento de pessoas.

O treinamento em sua terceira etapa será em regime de imersão.

Equipe Técnica

A equipe técnica de realização será formada por quatro especialistas e um auxiliar de serviços técnicos indicado pelo Contratante e remunerado pelo IFV:

  • Um Mestre em Educação e Sociedade – especialista em metodologia vivencial
  • Dois Psicólogos e especialistas em metodologias vivenciais
  • É de interesse que a Representação de Psicologia do Clube de Futebol possa participar duplamente do evento: como participante e integrando a equipe do IFV nas avaliações e análise.
Estágio

Na hipótese de o IFV consolidar com o Clube de Futebol a aplicação da metodologia em quatro turmas dos jogadores de base (120), serão selecionados doze participantes do atual evento de Formação de Gestores para estagiarem nessas atividades com jogadores, sendo três por turma e remunerados pelo IFV.

Certificação

O IFV certificará de forma plena os formandos na metodologia Foto-Vivência credenciando-os ao estágio remunerado nas atividades do IFV.

A condição da certificação plena somente será conferida aqueles com frequência integral; os concluintes que tiverem frequência não plena terão direito ao estágio remunerado após participarem das atividades que perderam em outros eventos do IFV.

Acompanhamento de Egressos

Concluída a Formação proposta, o IFV promoverá quatro encontros ao longo de 16 meses, sem ônus ao Contratante, para acompanhamento dos formados, mesmo aqueles que vierem a integrar o quadro de facilitadores do IFV.

Subprojeto 2

Aplicação Metodológica aos Jogadores da Base do Clube de Futebol

Considerando a possibilidade de aplicação metodológica a 120 jovens jogadores da base do Clube de Futebol, serão montadas quatro turmas de 30 jovens para um treinamento de 48 horas, realizado em oito encontros de seis horas cada com a seguinte programação:

T1. O Reconhecimento de Limites

Demonstrar a cada participante a necessidade de reconhecer os seus limites gerais para poder ousar e criar conscientemente.

T2. Técnicas de Respiração e Relaxamento

Demonstrar a importância da respiração consciente e do relaxamento controlado como melhoria da saúde geral e capacitar o participante a vivenciar os estados alterados de consciência para níveis mais saudáveis e criativos.

T3. Impressão e Expressão Corporais

Caracterizar a importância da impressão no corpo das sensações externas e a sua consequente forma expressiva, vivenciando atividades que facilitem a observação dessas sensações e a descoberta de novos espaços.

T4. Consciência Corporal

Vivenciar a tomada da consciência do corpo através de atividades lúdicas proporcionando, a cada participante, a vivência do seu esquema corporal e do seu sistema ego-sujeito, capaz de potencializar sua arte pessoal.

T5. Os Sentidos

Sensibilizar o participante quanto ao uso dos seus sentidos e da falta de percepção consciente deles; caracterizar o que está sendo sentido dentro de um conjunto simultâneo de estímulos e caracterizar a diferença entre sentir e perceber através de vivências corporais, mentais e de linguagem, estimulando os sentidos para o estado de alerta.

T6. Bioenergética e Couraça Muscular

Vivenciar o tônus muscular, a tensão muscular localizada e o seu caráter psicomecânico, através da expressão corporal e da respiração, estereotipando um corpo biopsicossocial e explorando a bioenergética como uma atividade corporal de movimento e expressão.

T7. Concentração e Sensibilidade

Capacitar o participante a se concentrar por diversos estímulos, desenvolvendo sua sensibilidade pelos aspectos sensoriais, expressivos e imaginativos, além de explorar os vínculos das emoções contidas e a integração com o outro.

T8. Percepção e Vínculos

Estimular a percepção sensorial capaz de conscientizar cada participante sobre o significado do “todo” à sua volta e caracterizar o sentido da criação dos vínculos físicos e emocionais e sua influência no cotidiano social.

T9. Emocionalidade e Representação

Desenvolver no participante as reações motoras controladas, o estímulo da comunicação alternativa e a emoção numa forma representativa, estimulando uma relação de unicidade com o auxílio de introjeção de imagens e sentimentos.

T10. Harmonização e Interiorização

Promover no participante o domínio dos movimentos pela consciência dirigida, promovendo a harmonização do seu todo através da reflexão e meditação.

T11. Vivência Tátil, Material e Cromática

Estimular os participantes a observar detalhes materiais em objetos, bem como perceber os efeitos cromáticos e as vibrações neles existentes e estimular a sensação tátil da forma, da temperatura e do odor, tanto em objetos como em seres e as sensações virtuais pela imaginação criadora de aspectos gustativos, cromáticos, térmicos e sonoros.

T12. Vivência Musical e Ambiental

Desenvolver nos participantes os pontos e características de referência sonoro e ambiental para aumento da sua criatividade, promovendo o senso da audição musical como referência para a integração com o outro e com grupos; promover um estado único de contemplação pelo ambiente projetado mentalmente, num processo de imaginação e fortalecimento criativo.

T13. Vivência do Relaxamento e Stress

Vivenciar a importância do relaxamento e do stress para o cotidiano das pessoas na busca de um equilíbrio (homeostase) a partir de uma programação de envolvimento da coragem, do corpo e do toque.

T14. Comunicação e Expressão

Desenvolver no participante a capacidade de se expressar e se comunicar através de desafios ou situações de dificuldade, sensibilizando a cada um sobre suas posturas e atitudes diante dos momentos e situações de menor concentração.

T15. Comunicação do Cotidiano

Desenvolver no participante a capacidade de perceber os movimentos à sua volta no cotidiano humano e na sua relação interpessoal, demonstrando, ainda, as formas invisíveis de comunicação e contato cotidianos.

T16. Linguagem, Voz e Palavra

Caracterizar a importância das formas de linguagem, da voz e do uso das palavras no cotidiano humano, sensibilizando cada participante sobre os efeitos da voz, dos registros vocais e da neurolinguística.

T17. Toque e Gestualidade

Explorar a comunicação não-verbal através do toque e gestos; desenvolver a capacidade de relação pelo toque de significação cognitiva, emocional e de comunicação; trabalhar as formas de gestualidade expressiva e formas posturais reveladoras de atitudes prováveis.

T18. Harmonização e Interiorização

Promover no participante o domínio dos movimentos pela consciência dirigida, promovendo a harmonização do seu todo através da reflexão e meditação.

T19. Precisão e Movimento

Estimular os participantes a melhorarem os seus registros de precisão e coordenar seus movimentos de forma consciente.

T20. Vivência do Relaxamento e Stress

Vivenciar a importância do relaxamento e do stress para o cotidiano das pessoas na busca de um equilíbrio (homeostase) a partir de uma programação de envolvimento da coragem, do corpo e do toque.

T21. Processo Decisório

Demonstrar e vivenciar a tomada de decisões a partir de uma situação-problema, levando em conta as condições adversas e os níveis de frustrações oferecidos.

T22. Frustração Sistêmica

Caracterizar a Frustração Sistêmica como agente envolvente no processo decisório na relação entre a necessidade de se obter algo e a respectiva possibilidade de se conseguir.

T23. Ousadia e Conquista

Vivenciar uma situação-problema de modo a experienciar o propósito da conquista a partir de ações ousadas.

T24. Confiança e Tolerância

Enfatizar e analisar as condições de baixa confiança e excesso de tolerância nas questões onde há uma faixa de possibilidades.

T25. Criatividade, Decisão e Resultados

Explorar a criatividade como agente de decisão na busca de melhores resultados.

T26. Conflitos e Negociação

Vivenciar a prática de negociação entre situações e argumentações em conflito.

T27. Conhecimento e Comportamento

Demonstrar e vivenciar as situações que comprovam que as formas comportamentais também são influenciadas pelo conhecimento adquirido.

T28. Conhecimento e Emocionalidade

Vivenciar situações que demonstram como a emocionalidade pode ser tratada e analisada com paralelo com os conhecimentos pessoais.

T29. Treinamento Experiencial ao Ar Livre – TEAL

Vivenciar atividades a céu-aberto explorando todas as questões tratadas no treinamento.

Equipe Técnica

A equipe técnica para esses eventos com os jogadores da Base do Clube de Futebol será formada pelos profissionais do IFV, dos estagiários egressos da Formação de Gestores em Metodologias Vivenciais e da unidade de psicologia do contratante (esses últimos com remunerações pelo IFV).

Acompanhamento de Egressos

Sem ônus para o contratante, os atletas que passaram pelo treinamento comportamental na metodologia Foto-Vivência, se mantidos na base do Clube, terão mais quatro encontros bimestrais de oito horas cada para avaliação e novas vivencias de aprofundamento e consolidação.

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