IFV

Search
Close this search box.

Instituto Itália Brasil de Comportamento Sustentável

Instituto Itália Brasil de Comportamento Sustentável

Programas e Projetos

Projeto Varejo

Projeto Varejo

Fidelidade Funcional

Treinamento Comportamental e Formação Complementar de Gestores

Desenvolvimento Comportamental e Integração Vertical de Pessoal de Atendimento e Gerência em Organizações de Varejo

Justificativa

O momento em que vivemos é de rápidas e constantes mudanças – os velhos paradigmas já não existem.

Para entender os acontecimentos das mudanças turbulentas e vertiginosas, das quais somos agentes e testemunhas, e a velocidade que essas transformações imprimem em nossos valores, é motivo de reflexão e de se investir na práxis do conhecimento das ciências do comportamento.

Essa é a ferramenta necessária para a Nova Era Industrial, Tecnológica e Social e exige muito mais do profissional, de qualquer segmento de atuação, que o simples e profundo conhecimento técnico – que é o saber interagir com as pessoas.

A sociedade, no contexto do mundo, tem passado, também, por sérias mutações que, nas empresas, em particular, se manifestam à necessidade crescente de se trabalhar na mudança do homem – ator real desse novo milênio.

É sabido que o desempenho econômico de uma sociedade depende fundamentalmente dos atores dessa sociedade e da visão das organizações que empregam esses mesmos atores. Assim, se o modelo de desempenho econômico dessa sociedade vai bem, pode-se pressupor que essas organizações estão atentas ao desenvolvimento social e se antecipando às novas tendências de Comportamento, de Economia e de Mercado.

Admitir-se uma organização sem visão social, meramente como organismo sustentado por suas tradições, seria ingênuo e distraído. Há que se admitir que as organizações estejam sempre prontas para uma Mudança de Paradigmas; prontas para o exercício de Novas Tendências e prontas para o Empreendimento das Novas Chamadas, tanto econômicas como sociais.

E, numa antecipação de tendências, percebe-se já, nessa era de informação e conhecimento, que a Nova Ordem impõe o paradigma biológico num conjunto de transformações, destacando-se: o modelo horizontal de gerência em substituição ao vertical piramidal, na formação de células de atuação; a substituição de modismos tradicionais que dão lugar aos diagnósticos sob medida e o relacionamento humano interno e externo nas organizações que deixam de ser formais e profissionais e passam a ser princípios de uma nova ética social.

A formação de novos atores para o setor produtivo e a adaptação daqueles em exercício profissional, na visão moderna, onde o sentido policelular inteligente substitui a tradicional forma piramidal hierárquica, se constitui como proposta de um Treinamento Experiencial e Formação de Gestores a partir do Desenvolvimento Comportamental e Integração Vertical de Pessoal de Atendimento e Gerência em Organizações de Varejo.

Meta

Criar a Fidelidade Funcional na organização visando à difusão de práticas solidárias e multiplicativas, onde as relações interpessoais e intrapessoais, a solução dos conflitos, as aspirações, o nível de motivação, a cultura organizacional, a energia da equipe, a afetividade, a leitura da ambiência da organização, sua precisão, estratégias e condições sejam um regime harmônico nas atividades profissionais.

Objetivo

O treinamento experiencial proposto visa atender a todo o pessoal ligado às atividades da Organização, em qualquer nível de atuação, objetivando o seu desenvolvimento comportamental e a integração vertical para a gerência de gestão e vendas, levando em consideração os aspectos de solidariedade e respeito como base de sustentação, as relações pessoais como preocupação humanista e o reconhecimento pleno das potencialidades de cada um como agente de antecipação de tendências, dentro da META proposta.

Vertentes

O programa de treinamento experiencial se compõe de duas vertentes:

  • Integração Vertical – nessa modalidade, a empresa (organização) indicará, de toda a sua rede, funcionários para os Cursos Complementares de Comportamento do Consumidor, de Comportamento em Vendas e de Planejamento Estratégico em Vendas.
  • Desenvolvimento Comportamental – nessa modalidade, a empresa (organização) indicará, de toda a sua rede, o pessoal de atendimento e serviços para treinamentos na área do Desenvolvimento Comportamental, básico e superior.

Composição

Para esse treinamento experiencial proposto, a Organização, através das suas unidades competentes, indicará, de toda a sua rede, 360 funcionários com os quais pretende manter um programa de fidelidade funcional e de qualidade ímpar. Tais indicados se dividirão, em progressão vertical, em três níveis:

  • Nível 3 – 60 funcionários que farão os Cursos Complementares;
  • Nível 2 – 180 funcionários para o Treinamento Superior em Desenvolvimento Comportamental;
  • Nível 1 – 360 funcionários para o Treinamento Básico em Desenvolvimento Comportamental.
  • Distribuição – todos os 360 indicados fazem o nível 1 e desses 180 complementam com o nível 2; desses, 60 são indicados para o nível 1.

Serão compostas 10 turmas de 36 participantes para o nível 1, com 24 horas de atividades por turma em 3 dias consecutivos, esgotando-se todo o treinamento, para todos, em 7 semanas;

Serão compostas 5 turmas de 36 participantes para o nível 2, onde cada turma atuará em regime de internato por 44 horas de atividades e convivência, esgotando-se todo o treinamento em 4 semanas;

Serão compostas duas turmas de 30 alunos cada, de egressos do nível 2, para os Cursos Complementares do nível 3, com duração de 4 meses.

Esgotadas as atividades do nível 1, um novo conjunto de 360 funcionários se submete ao treinamento desse nível e na mesma sequência vertical e assim sucessivamente. A composição do segundo grupo e sucessivos se dará sempre com uma defasagem de um semestre.

Cursos Complementares

Os cursos complementares oferecidos para o Nível 3 conferem aos concluintes o título de certificação correspondente, com a seguinte programação e possibilidade de atuação:

  • Gestor de força de vendas, gestor de vendas, chefe de equipe de vendas, analista de vendas;
  • Gestor de logística distributiva, analista de sistemas de informações de vendas;
  • Analista de relacionamento com clientes, assessor comercial;
  • Analista de treinamento em vendas, gestor de vendas corporativas e gestor de vendas virtuais (E-Commerce).

Treinamento Experiencial Superior em Desenvolvimento Comportamental

Destinado a 180 participantes do nível 2, esse treinamento é ministrado de forma compacta e em regime de internato numa programação técnica e de convivência de 44h. Nesse treinamento os participantes adquirem a capacidade de explorar as questões relativas à percepção consciente, à criatividade, ao desenvolvimento das consciências corporal e emocional, aos aspectos do processo decisório e da negociação, além de explorar as questões que envolvem a comunicação, voz e linguagem.

Treinamento Experiencial Básico em Desenvolvimento Comportamental

Esse treinamento é pré-requisito de todo o programa e oferece aos 360 treinandos a possibilidade de reconhecerem os aspectos básicos e fundamentais das relações humanas e empresariais em atividades exclusivamente vivenciais num programa compacto de 24 horas.

Seleção

Caberá ao Contratante a indicação dos 360 participantes do programa, bem como dos 180 que farão o nível 2.

Em termos de seleção, caberá aos Contratados a orientação e os indicadores para que o Contratante selecione os cursistas do nível 1.

Aprovação no Nível 3

Embora a seleção e a indicação se façam pelo Contratante, os alunos do nível 3 desse programa estarão sob as normas acadêmicas tradicionais dos cursos em questão, inclusive no que diz respeito ao aproveitamento e frequência acadêmicos.

Estágio

O estágio supervisionado dos concluintes do nível 3 (se for o caso) se dará na própria empresa onde presta serviço, que promove sua avaliação formal e os indica para a emissão dos Históricos Acadêmicos , Certificados e Diplomas.

Locais de Realização

As etapas do programa se realizarão em três sedes:

  • Nível 3 – local indicado pelo Contratante
  • Nível 2 – Regime de internato em local determinado em comum acordo
  • Nível 1 – Local definido entre as partes, porém, preferencialmente na própria organização.

Saiba mais sobre nossos Programas e Projetos

Fale conosco