IFV

Search
Close this search box.

Instituto Itália Brasil de Comportamento Sustentável

Instituto Itália Brasil de Comportamento Sustentável

Chamada de Interesse

Licenciamento de Projetos

Licenciamento e Gerência de Projetos do Instituto Foto-Vivência 2023/2024

Do Programa de Licenciamento e Gerência de Projetos do IFV

O Programa Licenciamento e Gerência de Projetos do IFV é uma oportunidade para pessoas físicas e jurídicas em gerenciarem os Projetos do IFV, na qualidade de Licenciadas e de se incluir a uma Rede de Integração Inteligente do Instituto Foto-Vivência voltada à geração de outras oportunidades entre Licenciados.

Projetos do IFV a serem Licenciados

Os Projetos para Licenciamento e Gerenciamento, para uma possível implementação em todo o território nacional, estão apresentados em forma de Memoriais Descritivos de Projetos Pontuais nas linhas gerencial, social e comportamental denominados: Varejo, Rejuventude, Comportamento e Moda, Talentos Produtivos Diferenciados, Futebol e Comportamento, Dependentes Químicos, Monitoria Cidadã, Administrador Junior Executivo, Trabalhador Integral, Cinema e Teatro para a Cidadania e Metapolícia.

Todos esses Projetos serão objeto de aperfeiçoamento metodológico e atualização financeira por parte dos Licenciados, sem alteração da visão sistêmica de Comportamento Sustentável.

Da Seleção de Licenciados

Não há limite de vagas para o Programa de Licenciamento e Gerenciamento de Projetos do IFV. Poderão se inscrever pessoas físicas e jurídicas pelo site www.ifv.org.br preenchendo os campos do anexo 2 (cadastro, perfil profissional).

Para efeito de seleção de Licenciados, exigir-se-á do candidato, pessoa física e do representante legal da pessoa jurídica, uma atuação ética, crítica, autônoma, criativa e autonomia intelectual, além da compreensão dos processos ligados ao Projeto escolhido.

A seleção dos candidatos se fará pela análise do perfil profissional apresentado no anexo 2.

Para efeito de análise de perfil profissional, o candidato a Licenciado deverá descrever: sua competência para a implementação do seu Projeto; os objetivos a serem alcançados; suas áreas de conhecimento pertinentes ao Projeto; as possíveis facilidades para a implementação do Projeto; as relações cooperativas que pretende usar para o sucesso do seu empreendimento e suas ações que contribuam para o crescimento dos profissionais vinculados ao Projeto.

O IFV entrará em contato com o candidato selecionado para as tratativas contratuais em até 10 dias após a inscrição e para a entrevista de confirmação.

Da Relação entre o IFV e o Licenciado

O Projeto, objeto do Licenciamento, poderá ser implementado em todo o território nacional, dentro da visão do IFV na linha da Sustentabilidade Comportamental.

Estabelecido o contrato de Licenciamento do Projeto, o IFV garantirá ao Licenciado sua equipe técnica de campo para a implementação do evento, bem como toda a assessoria necessária.

O Licenciado poderá propor ao IFV alterações metodológicas, administrativas, pedagógicas e técnicas do seu projeto Licenciado, considerando as características da região onde pretende implementá-lo e, também, pelas condições de mercado, desde que a essência da Sustentabilidade Comportamental não seja alterada.

O Licenciado poderá estar, por opção, ligado a uma Rede de Integração Inteligente própria do IFV de modo que possa promover ações parceiras em negociações de interesse comum.

A qualquer momento, o IFV se fará representar nas negociações por solicitação do Licenciado.

O Licenciado participará do treinamento sobre a Metodologia Foto-Vivência e a Causa Institucional – Comportamento Sustentável e integrará, por opção, o corpo associativo do IFV sem qualquer ônus.

O contrato de Licenciamento será por tempo indeterminado, ressalvadas as condições previstas nesse contrato de Licenciamento.

O Licenciamento não poderá em nenhuma hipótese ser cedido ou negociado com terceiros.

A implementação de um Projeto poderá ocorrer em qualquer localidade de interesse do Licenciado.

O Licenciado promoverá todas as ações para a implementação do seu Projeto podendo contar com a assessoria e consultoria do IFV e terá a Equipe de Campo do IFV na sua realização.

Uma vez aprovada a realização do Projeto, o Licenciado assume integralmente a gerência do evento a ser realizado e passa a fazer jus ao valor correspondente de Gerência do Projeto, ao mesmo tempo em que fará jus ao Resultado do Licenciado pela implementação do Projeto.

Além remuneração pela geração da oportunidade de implementação do seu Projeto, o Licenciado participará, por opção, da Rede de Integração de Resultados se operar, também, como agenciador de novos Licenciados do Programa, percebendo a remuneração respectiva, desde que esse novo Licenciado agenciado implemente o seu respectivo Projeto.

Uma vez aprovada a realização do evento, o Licenciado assume integralmente a gerência do projeto a ser realizado e passa a fazer jus ao valor correspondente de Resultado do Licenciado pela implementação do Projeto.

Em entrevista que antecede à assinatura do contrato de Licenciamento, o interessado selecionado receberá o Manual do Licenciado e conhecerá todas as relações do sistema de Rede de Integração, de modo a poder consolidar sua convicção em tornar-se Licenciado junto ao IFV e, assim definido esse interesse, assinará contrato de Licenciamento de Projetos do IFV, em até cinco dias úteis após essa entrevista.

Da Tutoria

Tutoria é o importe financeiro único que o Licenciado recolhe à conta do IFV no valor equivalente a 3% do Orçamento Previsto para implementação do evento, para cumprimento das despesas iniciais cartoriais sobre o contrato firmado, as despesas decorrentes da assessoria e consultoria que o IFV prestará ao Licenciado ao longo da vigência do contrato firmado de Licenciamento e às despesas publicitárias do IFV em seu site e mídias sociais referente ao Projeto e ao Licenciado .

Este “importe financeiro” – Tutoria- poderá ser pago em até três parcelas mensais e sucessivas sem juros.

Da Publicidade

Todo o processo publicitário será padronizado pelo IFV para cada evento.

O Licenciado, que pretender ampliar o processo publicitário e visual do seu evento, fora da Tutoria, poderá fazê-lo com recursos próprios, porém, em articulação com o IFV .

No caso de o Projeto ter patrocínio, com acordo de colocação da “logomarca do patrocinador” nas peças que se impuserem ao evento (impressos, vídeos, slides, indumentária), toda a formalização será feita junto ao IFV, pela sua unidade de Publicidade e Marketing.

No caso de o Projeto determinar a inclusão de eventos variados (abertura, encerramento, integração de atividades e outros) o licenciado deverá formalizar tal inclusão junto ao Memorial Descritivo do evento, previamente apresentado ao IFV.

Remunerações pelo Licenciamento e Gerência do Projeto

Pela implementação do Projeto, o Licenciado fará jus a duas remunerações: a primeira diz respeito ao seu esforço na captação de recursos para realização integral do evento – objeto do Licenciamento – e, neste caso, sua remuneração será equivalente a 10% do Orçamento Ajustado do Projeto (OAP), comum a todos os Projetos Pontuais do IFV, dentro deste Programa de Licenciamento de Projetos (PLP); a segunda remuneração do Licenciado diz respeito à sua atuação como Gerente do Projeto em sua execução e, neste caso, sua remuneração será equivalente a 2% do OAP correspondente. Desse modo, o Licenciado fará jus a 12% do OAP do Projeto por ele Licenciado.

Adesão dos Licenciados ao Quadro de Associados do IFV

Todo Licenciado formalizado contratualmente, a partir de sua seleção, conforme esta CHAMADA DE INTERESSE, poderá tornar-se integrante do quadro associativo do IFV, gozando dos direitos expressos em seu Estatuto Social e Regimento Interno e, por consequência, participando da Rede de Integração Inteligente de Licenciamento de Projetos (essa Rede de Integração está apresentada no manual do Licenciado Selecionado, a ser recebido pelo Licenciado no ato do contrato de Licenciamento).

Da Validade desta CHAMADA DE INTERESSE

A presente CHAMADA DE INTERESSE terá validade até 30 de setembro de 2024 em todos os seus termos e anexos e reeditado, se for o caso, após essa data com a inclusão de novos projetos ou supressão dos ora apresentados, bem como nos valores constantes do anexo 1 da presente CHAMADA DE INTERESSE

ANEXO 1 – PLANILHA LICENCIAMENTO /TUTORIA

ANEXO 2 – CADASTRO E PERFIL PROFISSIONAL

O anexo 2 deverá ser integralmente preenchido clicando aqui. O candidato deverá indicar, no campo próprio, como tomou conhecimento da CHAMADA DE INTERESSE e, a seguir, efetivar o envio, recebendo um número de protocolo de inscrição.

ANEXO 3 – CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DOS PROJETOS

PROJETO DEPENDENTES QUÍMICOS – O projeto tem como escopo a formação de profissionais para trabalhos comportamentais com dependentes químicos e estágio junto a grupos de dependentes em trabalhos comportamentais.

PROJETO REJUVENTUDE – O projeto tem como escopo a formação de profissionais para trabalhos comportamentais com idosos e estágio junto a grupos de terceira idade em trabalhos comportamentais.

PROJETO FUTEBOL E COMPORTAMENTO – O projeto promove treinamentos na área comportamental para a formação específica de gestores em comportamento sustentável visando a futura implementação de ações junto aos jovens atletas dos clubes de futebol para que esses se tornem plenos em todas as suas dimensões, com possibilidade de crescimento e desenvolvimento, compreensão e sensibilidade para com os aspectos que permeiam o dia a dia em sua vida social, familiar e esportiva. 1

PROJETO COMPORTAMENTO E MODA – O projeto representa uma contribuição para o equacionamento das questões mais emergentes ligadas a participação de interessados no mundo da moda e da imagem e seus reflexos na vida social, respeitando a vida privada, as diferenças e os direitos das pessoas, não pretendendo, portanto, qualquer enfoque reacionário, mas, ao contrário, valorizando a capacidade de reflexão e ação dos próprios participantes.

PROJETO MONITORIA CIDADÃ – O projeto tem como base o desenvolvimento de uma ação contínua para a formação de Monitores Cidadãos Educacionais, voltada ao atendimento de lacunas verificadas no campo do magistério do ensino médio, ao mesmo tempo que pode resgatar no estudante a vontade de ser professor.

PROJETO VAREJO – Desenvolvimento de Fidelidade Funcional na organização visando à difusão de práticas solidárias e multiplicativas, capazes de melhorar as relações interpessoais e intrapessoais, a solução dos conflitos, as aspirações, o nível de motivação, a cultura organizacional, a energia da equipe, a afetividade, a leitura da ambiência da organização, sua precisão e estratégias e condições, Representa um regime harmônico nas atividades profissionais e a manutenção de uma organização eficaz e produtiva.

PROJETO ADMINISTRADOR JUNIOR EXECUTIVO – o projeto visa capacitar profissionais que estejam em exercício funcional como auxiliares administrativos e/ou técnicos administrativos das diversas organizações produtivas, a atuarem na sua organização como um futuro executivo com visão policelular inteligente, livre de vícios seculares de gestão, inequivocamente inovadores e que tenham a Sustentabilidade Comportamental como seu paradigma.

PROJETO METAPOLÍCIA – O projeto visa capacitar nos campos do Tático Policial e da Inteligência, permeando com programas comportamentais de equilíbrio físico, vital, mental e psíquico e oferecendo ao policial a capacidade de ele conviver consigo mesmo num estado de introjeção; dele estar proativo e perceptivo diante de um processo ou do cotidiano e, dele se relacionar com o “outro” no sentido mais absoluto da palavra.

PROJETO TALENTOS PRODUTIVOS – trata-se de um projeto que visa a Qualificação Profissional complementar por intermédio de treinamentos para formação profissional de candidatos a estágio nas empresas e em outras organizações do setor produtivo, inserindo no mercado de trabalho uma parcela dos jovens estudantes das escolas técnicas, faculdades e universidades, extraordinariamente treinados nas questões técnica, comportamental, decisória e criativa, além de oferecer às empresas a oportunidade de dispor de candidatos preparados e aperfeiçoados para exercerem o trabalho. O foco está centrado na melhoria contínua da formação do estagiário, com uma melhora substancial da relação benefício X custos para as empresas que terá um estagiário atuando de forma proativa e desencadeando ciclos virtuosos com benefícios explícitos para todos em geral como base e essência de todo o processo.

PROJETO TRABALHADOR INTEGRAL – O Projeto Trabalhador Integral consiste em um conjunto de ações que visam ampliar a reserva de conhecimentos do trabalhador e oferecer o equilíbrio e o entendimento do seu comportamento, com vistas ao comportamento sustentável, e conscientizá-lo sobre as morbidades físicas e mentais.

O Projeto é desenvolvido para trabalhadores, onde os aspectos do comportamento sustentável, da saúde integral e da ampliação da reserva de conhecimentos serão tratados de forma vivencial, explorando-se a experiência de sujeito e a quebra de dualidades, de forma expositiva, com estudo de casos e de forma terapêutica nas questões de saúde. Desenvolve uma ação integrada de competência técnica, comportamento e saúde para um grupo de trabalhadores, de modo a torná-los trabalhadores integrais com capacidade de múltipla ação e se tornarem multiplicadores internos de um processo de melhoria da qualidade funcional e de redução de custos indiretos da organização onde exercem ou exercerão as suas atividades.

PROJETO CINEMA E TEATRO PARA A CIDADANIA E DO COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL – O projeto pretende oferecer a jovens de comunidades carentes a oportunidade de atuarem como agentes culturais da comunidade a que pertencem, oferecendo oficinas de capacitação, encontros, debates e workshops, orientados por profissionais dos segmentos do teatro e do audiovisual, capacitando-os para a criação, produção e realização de eventos teatrais e cinematográficos, além da implementação de um cine clube e um grupo teatral, como mola mestres de um ponto de cultura permanente na comunidade. O projeto, na visão do Comportamento Sustentável, pretende oferecer oficinas, aulas teóricas e práticas, vivenciais e participativas a jovens de comunidades carentes, visando aprimorar talentos e habilidades, nos diversos segmentos do fazer teatral e do audiovisual, capacitando-os para a criação, produção e realização de eventos teatrais e, também, da formação de um cineclube permanente na comunidade.

Através do exercício de produção e realização cultural os jovens serão estimulados a abandonar a figura de espectador passivo e colocarem-se como criadores ativos, ampliando seus espaços de participação e revigorando suas expectativas em relação à vida e ao mundo através de novas formas de organização social.

Como resultado objetivo de nosso projeto, os jovens participantes estarão aptos a planejar, desenvolver e realizar iniciativas artístico-culturais variadas em sua comunidade, bem como adquirir competência para se inserir no mercado de trabalho.

A implementação do projeto “CINEMA E TEATRO À SERVIÇO DA CIDADANIA E DO COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL” contribui para a ampliar e melhorar as opções, as experiências e o acesso da população de comunidades periféricas a atividades e locais de atividade cultural, muitas vezes praticamente inexistente nessas comunidades.

ANEXO 2 - Licenciamento e Gerência de Projetos do Instituto Foto-Vivência 2023/2024