IFV

Search
Close this search box.

Instituto Itália Brasil de Comportamento Sustentável

Instituto Itália Brasil de Comportamento Sustentável

Programas e Projetos

Metapolícia

Programa Metapolícia

Admitir-se que a categoria de Policial é formada por robocops ou máquinas antirroubo ou anticrime, seria ingênuo e distraído. Essa categoria é absolutamente a mesma de todas as outras em que o gênero humano esteja presente, portanto, se a engenharia é desenvolvida por homens-engenheiros, a medicina por homens-médicos, a Polícia é, e sempre será, o lócus dos homens-policiais. Assim falando, o Homem, será sempre o substantivo da questão profissional e sobre ele recaem as responsabilidades, as exigências, os conflitos, as aspirações e os efeitos do imponderável.

Não se pode, também, deixar de entender que o Policial tem um papel singular na vida cotidiana de outros semelhantes: ele é o garantidor da segurança. Sobre ele recaem responsabilidades ímpares e, imperativamente, uma sensação de semideus por parte daqueles acuados e molestados. Até que, sociologicamente, poderíamos dizer isso, não fosse ele um humano que precisa ter o equilíbrio físico, vital, mental e psíquico.

Introdução

É sabido que o desempenho de qualquer grupo ou de qualquer organização ou ainda, da própria sociedade, depende fundamentalmente da qualidade individual de seus atores integrantes. Falar dessa qualidade individual é falar da saúde, da forma como vive cada um e dos respectivos níveis de prazer e satisfação… É ousar falar em Qualidade de Vida no sentido mais amplo possível.

A qualidade de vida de cada integrante de uma célula de realização social é a saúde da própria célula e, por que não dizer, é a saúde da própria sociedade como tecido conjuntivo dessas células. Mas, falar em saúde não significa falar exclusivamente em não-doença ou não-doente, é entender a saúde como um conjunto onde o Físico, o Vital, o Mental e o Psíquico estejam em perfeito equilíbrio em cada um dos atores sociais.

É necessário e devido o equilíbrio entre os agentes físico, vital, mental e psíquico de cada um de nós, atores importantes no teatro de operação da sociedade; é necessário que o stress possa ser somente o veículo da disposição de luta e não o agente que empobrece a face, que desarticula as emoções e que age em favor do declínio do ser.

Com certeza não estamos falando somente dos empresários de vida cáustica ou de médicos em pronto-socorro em dia de multi-atendimento. Estamos falando de todos que na vida pessoal ou do trabalho tenham o desequilíbrio entre suas funções Física, Vital, Mental e Psíquica. E, desse grupo, também estamos falando dos Policiais, civis ou militares, e de todos aqueles que exercem o papel da “segurança”.

Talvez coubessem agora algumas perguntas: como manter ou conseguir tal equilíbrio quando se vive especialmente numa metrópole atraente e ardente, conflitante e perigosa, tensa e rica de problemas que afligem a cada um? Como conseguir tal equilíbrio quando outros vetores agem de forma sorrateira e às vezes de forma explícita, com o nome de stress?

O stress na vida do trabalho é gerador de problemas sociais e econômicos com reflexos comportamentais imediatos e alteração dos níveis de percepção, comunicação e negociação com pessoas.

Pesquisas realizadas apontam que as atividades físicas de expressão corporal, o relaxamento físico e mental, as atividades artísticas e lúdicas, além de exercícios de criatividade e relacionamento inter e intrapessoal proporcionam benefícios ao organismo, melhorando as funções cardiovasculares e respiratórias, queimando calorias, ajudando no condicionamento físico e induzindo a produção de substâncias com caráter relaxante e analgésico, como a endorfina, no combate aos males do stress.

Sabe-se que o stress leva a desgastes múltiplos afetando diretamente as relações funcionais, especialmente aquelas que dependem da percepção e da ação imediata.

Os agentes estressores estão por toda parte, não poupando o físico e o mental, com reflexos psicossociais e atitudinais tão fortes que desencadeiam patologias e mudanças comportamentais que comprometem a própria vida.

E o policial é diferente nesse aspecto?

Justificativa

Estabelecer um programa específico para a categoria policial que relacione o equilíbrio físico, vital, mental e psíquico ao seu exercício cotidiano parece justificar o papel social dessa categoria no mundo da segurança.

Justifica-se, então um programa de Metapolícia, pois é preciso que cada agente policial seja consciente que antes mesmo do seu ato policial externo há um policiamento sutil em sua própria vida.

Assim, capacitar nos campos do Tático Policial e da Inteligência, permeando com programas comportamentais de equilíbrio físico, vital, mental e psíquico é dar ao policial a capacidade de ele conviver consigo mesmo num estado de introjeção; dele estar proativo e perceptivo diante de um processo ou do cotidiano e, dele se relacionar com o “outro” no sentido mais absoluto da palavra.

Objetivo geral

Oferecer aos policiais de todas as categorias um programa integrado de capacitação e treinamento comportamental com vistas ao seu domínio pessoal e profissional, garantindo o equilíbrio de suas funções física, vital, mental e psíquica para a normalidade do stress e o exercício eficaz nos campos do tático-policial e da inteligência.

Objetivos específicos

  1. Efetivar treinamento comportamental a grupos mistos da categoria policial.
  2. Efetivar capacitação no campo Tático –Policial para segmentos selecionados.
  3. Efetivar capacitação no campo da Inteligência para segmentos selecionados.
  4. Caracterizar, por difusão em mídias e ações pontuais, a inserção do policial como agente do comportamento sustentável.
  5. manter um sistema permanente de recapacitação e retreinamento comportamental com vista a formação de multiplicadores nessas áreas.
  6. Criar um centro de estudos sobre o stress e o comportamento para policiais.

Metas

  1. Efetivar um programa sequencial de cursos de capacitação começando pelo comportamental, para grupos de 30 policiais de diversas categorias.
  2. Atender a uma demanda média 540 policiais de diversas categorias em programas sequenciais por semestre.
  3. Formar 30 multiplicadores por ano, entre policiais, em metodologias vivenciais.
  4. Desenvolver um programa de sete cursos de capacitação nas áreas de tático-policial e inteligência a partir do treinamento comportamental para um grupo fechado de 90 policiais em 3 turmas, como experiência piloto para difusão dessa metodologia, com acompanhamento de egressos.

Plano de ação

  1. Aprovação e/ou ajuste do presente documento.
  2. Fixar a linha programática, definição dos cursos e cronogramas.
  3. Preparar ambientes e logística para os eventos.
  4. Selecionar os participantes do programa da Meta 4.
  5. Desenvolver no semestre a programação de outros 450 policiais.
  6. Criar a unidade administrativa do programa.

Estruturação do treinamento

O treinamento comportamental será de 48h podendo ser ministrado em quatro fins de semana com atividades em horário integral aos sábados e domingos ou outra composição horária de conveniência pela natureza da atividade.

O trabalho será totalmente vivencial explorando-se a quebra de dualidades e a experiência de sujeito.

A programação básica é dividida em três módulos:

Módulo 1: Consciência Corporal, Reconhecimento de Limites e Vivências Criativas
  • Respiração e Relaxamento
  • Sensibilização do Trabalho de Corpo
  • Alongamento e Flexibilidade
  • Impressão e Expressão Corporais
  • Consciência Corporal
  • Os Sentidos
  • Movimento e Plástica
  • Bioenergética e Couraça Muscular
  • Precisão e Movimento
  • Vivência Tátil, Material e Cromática
  • Vivência Musical e Ambiental
  • Vivência da Luz, Cor e Consciência
  • Vivência do Relaxamento e Stress
Módulo 2: Comunicação, Linguagem, Voz e Palavra
  • Memorização, Comunicação e Expressão
  • Linguagem, Voz e Palavra
  • Argumento e Improviso, Estruturação e Dinâmica
  • Arte de Falar em Público
  • Técnicas de Oratória
  • Exposição Pública, Simulações
Módulo 3: Consciência Emocional e Percepção
  • Confiança e Tolerância, Criatividade e Conflitos
  • Jogos de Empresa, Lúdicos e Criativos
  • Percepção e Consciência
  • Hemisférios Cerebrais
  • Percepção e Vínculos
  • Concentração
  • Harmonização e Interiorização
  • Percepção, Emocionalidade e Representação
Estruturação dos cursos de capacitação

Aqui se concentram 25 cursos específicos nas áreas Tático-Policial e Inteligência

A. Inteligência
  1. Técnicas de Entrevistas para Operadores de Inteligência e Segurança
    • Prover, por meio de embasamento conceitual, técnico e prático, desenvolver habilidades essenciais em profissionais que necessitam entrevistar pessoas, criando ambiente favorável à boa comunicação e relacionamento, em situações planejadas.
    • Aplicar a Técnica Operacional de Entrevista em situações não planejadas.
  2. Inteligência Operacional
    • Conhecer a Doutrina da Inteligência e Contrainteligência.
    • Capacitar o público-alvo no conhecimento da prática da Inteligência Operacional.
    • Ensinar como planejar uma Operação de Vigilância.
    • Ensinar a fazer uma Vigilância a pé e motorizada, utilizando equipamentos eletrônicos.
    • Ensinar o que é Vigilância Fixa e Móvel.
    • Demonstrar na prática de Inteligência Operacional, o monitoramento oculto de áudio e vídeo em ambientes internos e externos.
    • Demonstrar como é feita a busca física em locais suspeitos, além dos tipos de contramedidas, tais como: Aparelhos portáteis e outros equipamentos especiais utilizados no trabalho de varredura.
  3. Extensão – Contrainteligência (Contrainteligência Organizacional)
    • Habilitar profissionais de nível superior, com interesse no universo da competição e dos negócios transnacionais, a identificar ameaças corporativas e a adotar medidas de proteção de suas organizações e dos conhecimentos sensíveis do interesse destas.
  4. Extensão – “Introdução à Inteligência Estratégica”
    • Especializar profissionais de qualquer formação superior, aprofundando conhecimentos no tocante à análise e à gestão da realidade estratégica conjuntural, em empresas públicas e/ou privadas, com vistas à tomada de decisões.
    • Habilitar profissionais para o início do exercício de funções de direção e assessoria em Inteligência Estratégica.
    • Iniciar o desenvolvimento de conhecimentos em aspectos de sustentação à tomada de decisões estratégicas.
    • Conscientizar para a importância que os estudos do futuro têm para o planejamento de políticas e estratégicas no mundo contemporâneo.
  5. Extensão – “Básico de Inteligência Empresarial e Competitiva”
    • Especializar profissionais de qualquer formação superior, aprofundando conhecimentos no tocante à utilização da Inteligência em processos de negócios.
    • Gerar informações a partir de métodos de análise de Inteligência.
    • Habilitar profissionais para o exercício de funções de direção e assessoria em Inteligência.
    • Desenvolver e ampliar conhecimentos em aspectos de sustentação à tomada de decisões.
    • Desenvolver algumas habilidades essenciais ao manejo de crises.
    • Conhecer ferramentas de Gestão do Conhecimento e de Tecnologia da Informação.
  6. Básico de Contraespionagem Eletrônica
    • Capacitar profissionais, que operam no universo competitivo, a identificar e a tratar ameaças corporativas, a salvaguardar conhecimentos sensíveis e a participar da adoção de medidas de proteção contra ações de espionagem eletrônica.
  7. Extensão em Análise de Informações e Produção de Informações
    • Desenvolver habilidades essenciais em profissionais que necessitam empreender análises de Inteligência, como suporte aos processos decisório e de planejamento das organizações.
    • Aplicar Técnicas de Análise de Informações.
    • Produzir Conhecimentos de Inteligência.
    • Reconhecer a necessidade de medidas de Contrainteligência.
  8. Tecnologia da Espionagem e Contraespionagem Empresarial
    • Desenvolver conhecimentos e habilidades em profissionais que necessitam conhecer o mundo da Espionagem, seus métodos, suas técnicas e ferramentas utilizadas nessa prática.
    • Aprender a detectar Operações de Espionagem dentro da sua Empresas, e saber usar de contramedidas de Contraespionagem, usando para tal instrumentos eletrônicos de defesa.
  9. Avançado – Exploração Legal de Fontes de Dados
    • Desenvolver habilidades essenciais em profissionais que necessitem explorar ou proteger – se de ações de Engenharia Social, em situações planejadas.
    • Aplicar a Técnica de Entrevista em situações planejadas e especiais, mediante utilização de recursos especiais de linguagem não-verbal e de estórias – suporte.
    • Conhecer a Técnica de Entrevista na obtenção de informações em workshop, feiras, eventos etc. (“Elicitation” e engenharia social).
    • Evitar ser alvo de coleta de dados em situações de “Engenharia Social”.
  10. Avançado de Exploração Legal de Fontes de Dados e Reconhecimento Operacional
    • Sensibilizar coordenadores e multiplicadores para a utilidade das medidas proativas, trabalhadas pela Atividade de Inteligência na proteção empresarial.
    • Conhecimento e monitoramento de variáveis ligadas diretamente à proteção de pessoas em ambientes de negócios.
    • Exploração das potencialidades de fontes primárias em ambientes operacionais diversificados.
    • Desvelar intenções e ameaças a partir de fontes originais.
    • Atuar com maior segurança em Reconhecimentos Operacionais.
  11. Inteligência para Gestores de Segurança
    • Esclarecer aos profissionais de segurança, especialmente Operadores de Segurança e Gerentes de Segurança, a importância do tema e as vantagens de conhecer os processos de Inteligência e Contrainteligência em benefício da sua empresa.
    • Desenvolver o conhecimento adequado possibilitando ao profissional de segurança uma visão geral das situações que necessitam da aplicação da inteligência e contrainteligência, onde possam tomar decisões que favoreçam a sua organização.
    • O curso viabilizará ao aluno o conhecimento das técnicas modernas necessárias à sua atividade profissional, atendendo as necessidades nas abordagens de problemas sensíveis.
  12. Inteligência Criminal
    • Desenvolver habilidades essenciais em profissionais que necessitem investigar ações do crime organizado, usando técnicas e instrumentos de investigação que possibilite o combate ao crime.
    • Conhecer através de estudo sua estrutura interna, ramificações nacionais, internacionais, tráfico de drogas, armas, pessoas, bens e terrorismo.
  13. Inteligência e o Crime Organizado
    • Crime organizado é toda organização cujas atividades são destinadas a obter poder e lucro, transgredindo a lei das autoridades locais. Entre as formas de sustento do crime organizado encontram-se o tráfico de drogas, os jogos de azar e a compra de “proteção”, como acontece com a Máfia italiana. O nosso objetivo no curso é ensinar como se combate essa modalidade criminosa, usando de meios tecnologicos e recursos humanos especializados para reprimir esse tipo de crime.
  14. Inteligência Competitiva
    • Especializar profissionais de qualquer formação superior, aprofundando conhecimentos no tocante à utilização da Inteligência em processos de negócios.
    • Gerar informações a partir de métodos de análise de Inteligência.
    • Habilitar profissionais para o exercício de funções de direção e assessoria em Inteligência.
    • Desenvolver e ampliar conhecimentos em aspectos de sustentação à tomada de decisões.
    • Desenvolver algumas habilidades essenciais ao manejo de crises.
    • Conhecer ferramentas de Gestão do Conhecimento e de Tecnologia da Informação.
B. Táticos Policiais
  1. Gerenciamento de Crises e Negociação I (Analistas de Segurança)
  2. Gerenciamento de Crises e Negociação II ( Policiais Táticos)
    • Esclarecer aos profissionais de segurança, especialmente Policiais e Operadores de Segurança o processo realizado durante o Gerenciamento de Crise e Negociação;
    • Desenvolver o conhecimento adequado possibilitando ao profissional de segurança uma visão geral das situações de crise, onde possam tomar decisões que favoreçam a integridade física dos envolvidos;
    • Conscientizar o profissional de segurança da sua importância no processo de Gerenciamento de Crise, onde é exigido dele uma tomada de decisão responsável, que assegure uma solução pacífica da crise.
    • O curso viabilizará ao aluno o conhecimento das técnicas e táticas modernas necessárias a sua atividade profissional atendendo as necessidades de um Gerenciamento de Alto Risco nas Abordagens Policiais.
  3. Como Interpretar a linguagem do Corpo nas Ações de Segurança
    • Ensinar aos Policiais e Seguranças como interpretar a linguagem do corpo para prever com antecedência as ações criminosas, possibilitando que estes profissionais possam se antecipar na prevenção, através da leitura não verbal do corpo.
  4. Planejamento Operacional nas Barreiras Policiais
    • Organização das barreiras policiais, comando e controle, posicionamento estratégico, posicionamento de defesa, abordagem de alto risco, perseguição, equipamentos, armamento utilizado, funções, observação, vistoria veicular, documentação, perícia prévia, comunicação, geodésica operacional, logística operacional, efetivo e qualificação, apoio terrestre e aéreo.
  5. Técnicas de Interrogatório no Trabalho Policial
    • Proporcionar o aprimoramento e o treinamento de policiais, operadores de segurança, promotores, juízes, advogados, estudantes de direito, nas técnicas da comunicação com vistas à instrução criminal na formatação de provas que levem ao esclarecimento de infrações penais.
  6. Prevenção Antissequestros para Autoridades, Executivos e Empresários
    • O curso projetado para autoridades, empresários, executivos e pessoas interessadas em aprender orientações de como se proteger das agressões de marginais a pé ou motorizado, em casos de sequestro ou sequestro relâmpago, roubo, furto etc. Terá ainda orientações de como se proteger na sua empresa, residência no deslocamento diário, e como manter um plano prévio de segurança pessoal e patrimonial.
  7. Técnicas Avançadas de Investigação Policial
    • Para uma perfeita Investigação é preciso uma transmissão de conhecimento em investigação policial, que possa fornecer ao aluno uma tecnologia baseada no raciocínio, no tirocínio policial, o qual é obtido através da dedução, indução, analogia, intuição, presunção, hipótese, convicção e certeza dos fatos investigados.
  8. Técnicas de Identificação de Substâncias Entorpecentes
    • Ensinar através de peritos especializados como se reconhece as várias substâncias entorpecentes existes. Conscientizar os alunos da importância do combate as Drogas. Seus efeitos devastadores no organismo, e os prejuízos causados a sociedade.
  9. Tática de Defesa e Imobilização no Trabalho Policial
    • Treinar policiais e seguranças na abordagem de suspeitos, usando técnicas especiais de imobilização e algemamento, visando uma atuação mais eficiente em situações de alto risco, como a detenção de suspeitos, pessoas sob efeito de drogas, doentes mentais e agressores em distúrbios urbanos etc. As técnicas usadas para este programa, inclui, imobilizações originarias do Aikidô, Poli-Combate e Wing Tsun, sendo o último um sistema de defesa pessoal realista, criado na China, há mais de 250 anos. Simples e eficiente descarta todo movimento acrobático. No treino do WT, trabalha-se com todas as possibilidades: mais de um atacante, ataques de qualquer direção, de pé, sentado ou já no chão etc. As táticas ministradas neste curso dão ênfase ao elemento surpresa e velocidade de ataque. Depois de condicionarmos os alunos na habilidade dos exercícios, colocaremos eles em diversas situações que exijam dos mesmos, raciocínio rápido e agilidade no desenvolvimento e capacidade de autodefesa.
  10. As Facções Terroristas no Mundo
    • Abordar este tema com todas as suas características e especificações, dentro de uma situação global, onde envolvem diversas nacionalidades, grupos humanos, dentro de uma geopolítica de subordinação entre a potência capitalista EUA e seus rivais grupos islâmicos radicais. E a origem desses grupos, e vários outros ramos do terrorismo mundial.
  11. O.M.D. – Observação, Memorização e Descrição
    • Ensinar as técnicas de OMD, comumente utilizadas em vários ramos da Inteligência e Investigação. São técnicas que tem a finalidade de Observar com perfeição, Memorizar o que se viu e Descrever com veracidade. O desenvolvimento destas técnicas (Observar, Memorizar e Descrever) depende de um contínuo esforço mental, através da máxima utilização dos sentidos.

Saiba mais sobre nossos Programas e Projetos

Fale conosco