IFV

Search
Close this search box.

Instituto Itália Brasil de Comportamento Sustentável

Instituto Itália Brasil de Comportamento Sustentável

Curso de Formação

Gestores em Comportamento Sustentável

Formação de Gestores em Comportamento Sustentável

Características

  • Categoria: Curso de Formação
  • Carga horária: 96h
  • Certificado: Sim
  • Vagas: 36

Premissas estruturais

O Curso de Formação de Gestores em Comportamento Sustentável compreende estudos e vivências sobre o Comportamento Sustentável, a Psicossíntese, a Formação de Facilitadores de Treinamentos, Workshops e Dinâmicas de Grupo e, ainda, de um conjunto de workshops comportamentais e de gestão.

Objetivo geral

Capacitar um grupo de participantes para exercer a produção, administração e condução de treinamentos, workshops, dinâmicas de grupo e programas de natureza comportamental e gerencial na linha vivencial.

Pretendemos proporcionar aos participantes a oportunidade de se tornarem profissionais na condução e produção de Treinamentos, Workshops e Dinâmicas de Grupo e, conforme avaliação de desempenho, incluí-los nos quadros de facilitadores das empresas parceiras.

A quem se destina

Profissionais da linha de administração, psicologia, pedagogia, educação física, campos da saúde, engenharia de produção e das artes em geral, além de interessados no assunto, que pretendam produzir e implementar atividades com grupos de pessoas em treinamentos, workshops e dinâmicas de grupo.

Após a realização do curso o participante estará apto a:
  • produzir e administrar treinamentos, workshops e dinâmicas de grupo;
  • conduzir as atividades prático-vivenciais na qualidade de Facilitador;
  • conduzir as atividades de jogos de empresa na qualidade de Focalizador;
  • ministrar cursos de natureza prático vivencial na qualidade de Instrutor;
  • gerir Projetos e Programas ligados ao Comportamento Sustentável.

Vagas

São oferecidas 36 participantes (turma mínima: 24 participantes).

Metodologia

O Curso será desenvolvido por intermédio de atividades prático-vivencias, exposição teórica, estudo de casos, criação de dinâmicas e produção de eventos na linha do Comportamento Sustentável, com forte embasamento na Metodologia Foto-Vivência e na fundamentação da Psicossíntese.

Programação

  • RESIDENCIAL 1 (48h/a)

    Atividades de Psicomotricidade, Consciência Corporal, Concentração e Sensibilidade, Criatividade e Percepção Consciente, Vivências Musical, Material, Cromática e Ambiental, Atividades de Comunicação, Expressão e Oratória, Postura e Movimento, Emocionalidade e Representação, Introdução à Bioenergética e os aspectos das inteligências decisória e emocional.

    Neste módulo, os participantes terão a oportunidade de vivenciarem todas as atividades que no futuro conduzirão na qualidade de profissionais como Facilitadores de Treinamentos, Workshops e Dinâmicas de Grupo.

  • RESIDENCIAL 2 (32h/a)

    Entendendo a Teoria do Fato e as premissas do Comportamento Sustentável e a Psicossíntese como base científica, as técnicas de produção, administração e a execução de treinamentos, workshops e dinâmicas de grupo e aspectos da gestão do comportamento sustentável nas diversas campos de atividades humanas e a Produção de Jogos de Empresa, Criação de Dinâmicas, Produção de Workshops e Treinamentos, Produção de Atividades Vivenciais, Técnicas de Condução de Grupos, Estudo das Sensações Dominantes em Atividades Prático-Vivenciais, Estudo da Administração do Tempo Biológico, Estudo e Análise de Discurso.

    Neste módulo, os participantes terão a oportunidade de vivenciarem e estudarem os aspectos ligados às decisões gerenciais e as emoções humanas, bem como perceber como um Fato qualquer se torna direcionador de atitudes e reações diversas. Ainda, terão a oportunidade de entender a questão da sustentabilidade comportamental e sua fundamentação através da Psicossíntese.

  • RESIDENCIAL 3 (16h/a)

    Seminário de Fim de Curso – Apresentação Pública de Seminário de fim de Curso (SFC).

    Neste módulo, cada participante fará seu projeto final, sob orientação, apresentando publicamente uma atividade prático-vivencial de sua criação, submetendo-se à avaliação de fim de curso.

Ministrantes

  • Paulo Bocchetti – Mestre em Educação e Sociedade pela UFRJ – Especialista em Comunicação e Desenvolvimento de Programas Comportamentais e Vivenciais nos campos Gerencial e Comportamental e de Constelação Empresarial – Consultor na linha da Gerência Participativa e de Desenvolvimento Interpessoal.
  • Jaqueline Andrade – Graduada em Psicologia – PUC/RJ, com Especialização em Saúde Mental – Instituto de Medicina Social/ UERJ, Especialização em Psicomotricidade – UCAM e Mestrado Profissional em Sistema de Gestão – UFF, Professora assistente no Curso de Extensão em Foto-Vivência – CEFET/RJ

Certificação

Da certificação e critérios de pontuação

Receberão Certificado de Gestor em Comportamento Sustentável os participantes que obtiveram uma pontuação entre 22 e 25 pontos. Além do Certificado, esses participantes poderão ser convidados pelo IFV para integrarem sua equipe de facilitadores e remunerados quando da realização de eventos comportamentais e gerenciais. Ainda, terão direito a gratuidade nos cursos livres lançados pelo IFV. Ao serem incluídos no conjunto de facilitadores do IFV poderão participar do Centro de Estudos do IFV (Residenciais Trimestrais).

Os participantes que obtiverem pontuação entre 19 e 21 pontos receberão o Certificado de Participação no Curso de Formação de Facilitadores para Treinamentos e Workshops e poderão integrar a equipe de auxiliares de treinamento e workshops do IFV e integrarem seus Residenciais trimestrais.

Os participantes que obtiverem menos de 19 pontos receberão Certificado de Frequência, com indicação do percentual de presença.

Saiba mais sobre nossos Cursos