IFV

Search
Close this search box.

Instituto Itália Brasil de Comportamento Sustentável

Instituto Itália Brasil de Comportamento Sustentável

Curso de Formação

Facilitador Master

Facilitador Master

Características

  • Categoria: Curso de Formação
  • Carga horária: 184h
  • Certificado: Sim
  • Vagas: 36

Facilitador Master é o Profissional que exerce a atividade de condução de Treinamentos, Workshops e Dinâmicas de Grupo e que tem aprofundamento nos campos dos Jogos de Empresa e das Inteligências Decisória, Atitudinal e Emocional e que alia toda essa expertise na Gestão do Comportamento Sustentável, na Prática da Sustentabilidade Comportamental, no entendimento da Psicossíntese e da relação entre a Neurofisiologia e o Comportamento Humano.

O Curso de Formação de Facilitador Master é voltado a um público de Profissionais da linha de administração, gestão, psicologia, pedagogia, educação física, campos da saúde, engenharia de produção e das artes em geral, além de interessados no assunto, que pretendam produzir e implementar atividades com grupos de pessoas em treinamentos, workshops, dinâmicas de grupo, cursos de temática comportamental e gerencial, além daqueles já em exercício profissional como facilitadores que desejam ampliar a sua reserva de conhecimentos e aprimorar suas práticas de campo no viés da sustentabilidade comportamental.

Por que ser um Facilitador Master?

No mundo produtivo e social, atualmente, um profissional com maior reserva de conhecimentos, com a sensibilidade do comportamento sustentável e com princípios norteadores de qualidade é um trabalhador diferenciado, capaz de entender a missão, visão e objetivos da organização e contribuidor direto no alcance das metas definidas.

Por outro lado, um trabalhador de baixa reserva de conhecimentos dificilmente contribuirá com soluções de problemas imediatos.

No caso específico do profissional de Treinamentos, Workshops e Dinâmica de Grupos, como também os instrutores técnicos e orientadores, a reserva de conhecimentos, a atualização acadêmica e o aperfeiçoamento profissional passam a ser um diferencial que, ao longo do tempo, será imperativo. Desse modo, importa formar esses profissionais à luz da Reserva de Conhecimento, de modo que, os Facilitadores, os Instrutores e todos que conduzem ações com grupos de pessoas sejam capazes de produzir e administrar treinamentos, workshops e dinâmicas de grupo; de conduzir as atividades prático-vivenciais na qualidade de Facilitador; de conduzir as atividades de jogos de empresa na qualidade de Focalizador; de ministrar cursos de natureza prático vivencial na qualidade de Instrutor; de gerir Projetos e Programas ligados ao Comportamento Sustentável e, de se apresentarem em público com proficiência e qualidade.

A esses profissionais assim formados, sintetizamos a nomenclatura “Facilitador Master”.

A quem se destina

Profissionais da linha de administração, psicologia, pedagogia, educação física, campos da saúde, engenharia de produção e das artes em geral, além de interessados no assunto, que pretendam produzir e implementar atividades com grupos de pessoas em treinamentos, workshops e dinâmicas de grupo.

Após a realização do curso o participante estará apto a:
  • produzir e administrar treinamentos, workshops e dinâmicas de grupo;
  • conduzir as atividades prático-vivenciais na qualidade de Facilitador;
  • conduzir as atividades de jogos de empresa na qualidade de Focalizador;
  • ministrar cursos de natureza prático vivencial na qualidade de Instrutor;
  • gerir Projetos e Programas ligados ao Comportamento Sustentável.

Vagas

O Programa contempla a formação de uma turma de até 36 participantes, com um mínimo de 26 participantes para realização do curso de Formação.

Metodologia

O Curso será desenvolvido por intermédio de atividades prático-vivencias, exposição teórica, estudo de casos, criação de dinâmicas e produção de eventos na linha do Comportamento Sustentável, com forte embasamento na Metodologia Foto-Vivência e na fundamentação da Psicossíntese e da Neurofisiologia do Comportamento.

Programação

A Estrutura de Formação Profissional compreende um conjunto de nove Residenciais, sendo os cinco primeiros totalmente de natureza acadêmica e os quatro últimos de atualização acadêmica e de aperfeiçoamento profissional.

Os Residenciais acadêmicos dizem respeito à distribuição programática de formação profissional e comportam uma carga horária de 120 horas-aula distribuídas em 15 encontros de 8 horas cada; os Residenciais de atualização acadêmica e aperfeiçoamento profissional totalizam 64 horas-aula que são distribuídas pelos quatro Residenciais, sendo 16 horas-aula por Residencial bimestral, sempre num único final de semana no sábado e domingo, totalizando oito encontros.

O programa proposto completo contém 23 encontros de 8 horas cada totalizando 184 horas-aula de atividades.

A programação Acadêmica, ao longo dos cinco primeiros Residenciais, será desenvolvida somente aos Sábados e Domingos, em horário integral, obedecendo ao calendário estipulado com a seguinte programação curricular:

Residenciais durante a formação
  • RESIDENCIAL 1 (24h/a – 3 encontros)

    O primeiro Residencial trata da Formação de Facilitadores em Treinamentos e Workshops, compreendendo 24 horas-aula de conteúdos e práticas vivenciais e gerenciais e práticas das Inteligências Decisória e Atitudinal, ao longo de três “Encontros” de 8h cada:

    • Núcleo Comum – Psicomotricidade, Postura e Movimento, Consciência Corporal, Concentração e Sensibilidade – E1
    • Criatividade e Percepção Consciente, Emocionalidade e Representação, Comunicação e Expressão, Vivências Musical, Material, Cromática e Ambiental – E2
    • Pensar, Sentir, Decidir e Agir, Introdução à Bioenergética – E3
  • RESIDENCIAL 2 (24h/a – 3 encontros)

    O segundo Residencial trata dos aspectos dos Focalizadores em Jogos de Empresa e de Dinamizadores de Dinâmicas de Grupo, compreendendo 24 horas-aula de conteúdos e práticas vivenciais e gerenciais e práticas da Inteligência Emocional, ao longo de três “Encontros” de 8 horas cada:

    • As Inteligências Básicas
    • Inteligência Decisória e jogos de empresa – E4
    • Inteligência Atitudinal e Estudo das Atitudes Gerenciais – E5
    • Inteligência Emocional e Administração de Conflito – E6
  • RESIDENCIAL 3 (16h/a – 2 encontros)

    O terceiro Residencial trata das características de Instrutores Temáticos para Cursos Livres e de Palestras e Saberes, além de Condutas Profissionais:

    • A diferença entre um Facilitador e um Instrutor – o Papel central de um Instrutor- A diferença do Instrutor para o Professor – Aplicações – E7
    • Linguagem, Voz e Palavra – A arte de falar em público, aspectos da oratória – Comunicação para alta performance – Posturas – Fazendo uma Palestra – Fazendo uma Apresentação de um resultado ou de um seminário – E8
  • RESIDENCIAL 4 (32h/a – 4 encontros)

    O quarto Residencial conclui a unidade acadêmica do Curso, oferecendo o detalhamento profissional de um Facilitador Master.

    A Capacitação Profissional e a Fundamentação do Comportamento Sustentável.

    • Produção, Administração e Execução de Treinamentos, Workshops e Dinâmicas de Grupo e Técnicas de Condução de Grupos e de Jogos de Empresa – E9
    • Produção de Atividades Vivenciais e Estudos das Sensações Dominantes em Atividades Prático-Vivenciais, Estudo da Análise de Discurso e Estudo da Administração do Tempo Biológico e Teoria do Fato – E10
    • Conceito de Comportamento Sustentável e Prática da Sustentabilidade Comportamental e Concepção e Gestão de Programas de Comportamento Sustentável – E11
    • Introdução à Psicossíntese e Aspectos Introdutórios da Neurofisiologia e o Comportamento Humano – E12
  • RESIDENCIAL 5 (24h/a – 3 encontros)

    O quinto Residencial destina-se à apresentação do Seminário Final de Curso-(SFC) de cada participante, compreendendo 24h-a de apresentações ao longo de três “Encontros” de 8 horas cada – E13/E14/E15.

Residenciais pós formação
  • RESIDENCIAL 6 (16h/a – 2 encontros)

    Este sexto Residencial, trata de Estudo de Casos, Vivências no campo da Psicossíntese e Discussão sobre as Feridas e as Máscaras Comportamentais.

  • RESIDENCIAL 7 (16h/a – 2 encontros)

    Este sétimo Residencial será realizado tendo como tema o Gerenciamento do Estresse e a Dinâmica do Trabalho em Grupo.

  • RESIDENCIAL 8 (16h/a – 2 encontros)

    Este oitavo Residencial será realizado tendo como tema as palestras: Gestão da Correria, O “Egoísmo” Saudável e A Gerência da Criatividade.

  • RESIDENCIAL 9 (16h/a – 2 encontros)

    Este nono Residencial é o último dentro da programação estabelecida. O tema básico no primeiro dia tratará da Transdisciplinaridade e da Bioenergética e, no segundo dia, do relatório individual sobre o evento e os resultados profissionais.

OBS: o calendário desses quatro residenciais poderá ser alterado em comum acordo com a turma concluinte da formação.

Ministrantes

  • Paulo Bocchetti – Mestre em Educação e Sociedade pela UFRJ – Especialista em Comunicação e Desenvolvimento de Programas Comportamentais e Vivenciais nos campos Gerencial e Comportamental e de Constelação Empresarial – Consultor na linha da Gerência Participativa e de Desenvolvimento Interpessoal.
  • Jaqueline Andrade – Graduada em Psicologia – PUC/RJ, com Especialização em Saúde Mental – Instituto de Medicina Social/ UERJ, Especialização em Psicomotricidade – UCAM e Mestrado Profissional em Sistema de Gestão – UFF, Professora assistente no Curso de Extensão em Foto-Vivência – CEFET/RJ
  • Ricardo Soares – Professor universitário com graduação em Administração de Empresas e Pós-graduação Latu Sensu em Docência do Ensino Superior, Mestre em Ciências Jurídicas e Empresariais (Universidade Antonio de Nebrija – Madrid). Consultor em estratégia e desenvolvimento gerencial. Especialista em Treinamentos Gerenciais e Diretor do Comitê Independente de Certificação (CIC) da IPMA (International Project Management Association) Brasil.
  • José Renato Miranda – Diretor da Consultoria de Impacto Gestão e Equipes, Professor Universitário de Comunicação pela FACHA, Rio de Janeiro. Tem foco em criação de modelo de gestão, especialmente para empresas familiares e fortalecimento de atitudes das equipes na gestão. Criador de método próprio para atitudes comportamentais e autor de três livros na esfera atitudinal, entre eles “Egoísmo Saudável. Presta serviço para empresas nacionais e internacionais (PwC e Grant Thornton Group) através de seu método de consultoria de Impacto.

Certificação

Da certificação e critérios de pontuação

A Certificação dos concluintes do Programa de Formação de Facilitadores Master é acompanhada de um Histórico Acadêmico onde são apresentados os temas programáticos, o Título-tema do SFC, além do registro de frequência.

Para obtenção do respectivo Certificado de Formação o concluinte deverá alcançar de 22 a 26 ao final dos cinco Residenciais, além da obtenção das seguintes vantagens:

  • se tornará integrante do quadro de Facilitadores do Instituto Foto-Vivência, podendo declinar dessa oportunidade.
  • obterá a Credencial do IFV para fazer uso da Metodologia Foto-Vivência em seus eventos pessoais de Treinamentos, Workshops e Dinâmicas de Grupo na qualidade de Facilitador e Focalizador em Jogos de Empresa.
  • terá gratuidade nos cursos livres de 32h-a e redução de 40% no investimento nos cursos Lato Sensu (MBA), todos promovidos pelo IFV.

A obtenção de 22 a 26 pontos é alcançada da seguinte maneira:

  • 0,5 ponto por participação integral em cada Encontro Técnico de 8 horas-aula (Encontro), podendo totalizar até 7,5 pontos pelo critério de frequência aos 15 encontros dos cinco Residenciais;
  • até 8,5 pontos pela apresentação escrita do Seminário Final de Curso – SFC atribuídos pelos Professores Titular e Adjuntos;
  • até 10 pontos pela apresentação pública de atividade prático vivencial envolvendo os demais participantes da turma e público externo, atribuídos pelos Professores Titular e Adjuntos.

Os inscritos que obtiverem pontuação entre 18 e 21 pontos receberão o Certificado correspondente e terão direito à:

  • gratuidade nos cursos livres do IFV de 32h-a e 20 % de desconto nos cursos Lato Sensu (MBA) do IFV, além do registro de frequência.
  • credencial de uso particular da Metodologia Foto-Vivência mediante apresentação ao Conselho Técnico Científico do IFV de requerimento com exposição de motivos para tal obtenção, acompanhado de comprovantes de realização de outros cursos na área comportamental que totalizem uma carga horária mínima de 80 h-a.

Os inscritos com pontuação inferior a 18 pontos receberão somente Certificado de frequência.

Aspectos Complementares

Condições de Saúde e Capacidade Motora

Considerando que a primeira parte do curso de Formação de facilitadores é totalmente vivencial, envolvendo marcantemente atividades que tenham comprometimento físico e motor nos aspectos de movimento, psicomotricidade, criatividade e ações arte terapêuticas, importa que o participante, se for sabedor de problemas físicos e alérgicos, apresente, no primeiro dia de curso, atestado médico que permita suas atividades motoras ou que indique seu limite a essas atividades. No caso de existência conhecida de processo alérgico a tintas, plásticos e outros produtos usados em arteterapia, deverá, também, trazer atestado médico indicando os limites às atividades com esses produtos. Incluem-se, ainda, outros atestados médicos em casos de comprovados problemas de ordem cardiológica e respiratória.

Não há impedimento de inclusão no grupo de participantes de deficientes físicos, visuais ou auditivos, entretanto, suas atividades serão assistidas diretamente pelo Facilitador Auxiliar.

Direitos de Imagem
No ato de inscrição, o participante permite o uso de imagens de vídeo ou fotográficas obtidas no âmbito das atividades do curso. Tal permissão de uso se limita à publicação histórica, jornalística e publicitária do IFV.
Acesso ao Salão de Atividades e preenchimento das Planilhas de Sensação e de Tempo Biológico

As atividades, especialmente na Formação de Facilitadores(Residencial 1), serão realizadas em salão de atividades livre de mobiliário, com capacidade de refrigeração e controle de iluminação. Nenhum dos alunos e nem mesmo os facilitadores e eventuais convidados, terão acesso ao ambiente usando calçados; poderão estar descalços ou de meias.

O material pessoal, bolsas, celulares, casacos etc., ficarão em sala contígua ao ambiente de atividades, devidamente fechada durante o período de atividades. Em casos excepcionais, por questões logísticas, esse material ficará em espaço próprio na sala de atividades.

Antes das atividades diárias os participantes preencherão a planilha de sensações, fazendo o mesmo ao fim do dia de atividades.

Ainda, ao longo do curso de Formação de Facilitadores, tanto na chegada quanto no retorno de almoço, os participantes se submeterão ao teste de análise de tempo biológico, preenchendo a planilha correspondente.

Os resultados decorrentes das planilhas de sensação e de tempo biológico serão apresentados aos participantes no último encontro do Curso de Formação de Facilitadores, com recomendações da equipe técnica do programa.

Questionários de Avaliação

Ao final do curso os participantes apresentarão suas avaliações nos questionários próprios, com inclusão de sugestões, críticas e comentários.

Material Didático e Pen Drive

Cada participante receberá pasta com planilhas, questionários e material didático relativo ao curso. Tal pasta, ficará sempre no ambiente de atividades não podendo ser levada para casa. Justifica-se tal procedimento para facilitar aos instrutores o acesso às planilhas e a inclusão na pasta do material de uso do dia seguinte.

Os interessados que quiserem ter cópias das mídias apresentadas ao longo do curso, terão livre acesso ao computador de mesa usando seu próprio pen drive ou HD externo, se for o caso.

Saiba mais sobre nossos Cursos