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Instituto Itália Brasil de Comportamento Sustentável

Instituto Itália Brasil de Comportamento Sustentável

Programas e Projetos

Comportamento e Moda

Programa Comportamento e Moda

Os tempos mudaram!

O momento em que vivemos é de rápidas e constantes mudanças – os velhos paradigmas já não existem.

Para entender os acontecimentos das mudanças turbulentas e vertiginosas, das quais somos agentes e testemunhas, e a velocidade que essas transformações imprimem em nossos valores, é motivo de reflexão e de se investir na práxis do conhecimento das ciências do comportamento, da ética e da imagem.

Essa é a ferramenta necessária para a Nova Era Tecnológica e Social e exige muito mais do profissional, de qualquer segmento de atuação, que o simples e profundo conhecimento da sua atividade. É preciso que ele invista cada vez mais em si nas várias áreas das atividades humanas.

Tudo isso se aplica também no mundo da MODA, mesmo com sua sazonalidade.

Os modelos das passarelas, os modelos fotográficos, os atores da moda, os recepcionistas de eventos, os figurantes de programas e shows e os modelos publicitários também deverão estar incluídos nessa mesma visão dessa Nova Era.

E é exatamente nesse segmento e para essas categorias que propomos contribuir para o investimento do comportamento, da ética e da imagem desses atores da Moda, numa visão de Comportamento Sustentável.

Proposição

Propomos, então, um Programa que tende a aprimorar a capacidade dos atores desse segmento da Moda de pensar, sentir, decidir e agir, para que possam caminhar como profissionais no seu ambiente de trabalho e no ambiente social, como seres completos, plenos em todas as suas dimensões, com possibilidades de crescimento e desenvolvimento, compreensão e sensibilidade para com os aspectos que permeiam o dia a dia de suas atividades no mundo da MODA.

Tal programa, denominado Programa Comportamento e Moda é, na verdade, um conjunto de ações relacionadas ao mundo da Moda onde se estreita a possibilidade de muitos e em especial aos menos favorecidos pela sorte de entrarem pela porta da frente no mundo da Moda e da Imagem, onde a solidariedade e o respeito às diferenças sejam a sua base de sustentação; onde sua melhoria pessoal possa privilegiar seus centros encobertos de sentimento e ação; onde a preocupação humanista e das relações interpessoais seja uma constante; onde o reconhecimento pleno das potencialidades de cada um desses parta de si mesmo e, onde a necessidade de se tornar uma pessoa integral e consciente dos movimentos à sua volta seja um novo paradigma.

Diante dessas imagens, promovemos a formação e qualificação de novos talentos para o mundo da Moda na sua linha voltada ao COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL.

Justificativa

Criar um programa que ofereça ao setor produtivo um profissional do mundo da MODA que seja preparado no aspecto comportamental humano, que perceba, entenda e pratique o comportamento sustentável e que, ainda, seja capaz de aliar a atividade profissional com as posturas e atitudes de um profissional melhor preparado e consciente dos movimentos à sua volta, é contribuir com o próprio profissional, com o setor produtivo e, no mínimo, contribuir para uma reformulação gradual em tudo que se relacione à qualidade da vida profissional.

Em tese, tal programa pode ser implementado também em integração com os segmentos do mundo da Moda que percebam esse profissional como um Talento a ser oferecido aos eventos produzidos, com formação complementar comportamental e que atue diretamente como talento produtivo e diferenciado.

Objetivo geral

Promover uma ação integrada visando à qualificação e à oportunidade aos participantes do Programa, de modo a torná-los Talentos Produtivos e Diferenciados no mundo da Moda e da Imagem.

Objetivos específicos

  1. Difundir a proposta de formação de Talentos Produtivos Diferenciados juntos às agências de Publicidade e de Modelos, visando à composição de um banco de talentos diferenciados para o mundo da MODA a serem oferecidos a esse setor produtivo;
  2. Aprimorar cada participante do programa de Formação de Talentos em suas relações intra e interpessoais e na sua capacidade de Pensar, Sentir, Decidir e Agir, através de práticas vivenciais que explorem a imaginação criadora, o reconhecimento de limites e o relacionamento humano.
  3. Promover no participante da Formação de Talentos a transformação para uma vida mais harmônica e de satisfação, para uma interação com o “outro” e o meio ambiente e melhorar sua relação com o trabalho.
  4. Difundir junto ao setor produtivo, através de ações publicitárias, a proposição da ação integrada, criando os mecanismos de oportunidade de negócios publicitários que venham a incluir esses Talentos Diferenciados.
  5. Implementar o conceito de Cidadania aos Talentos Diferenciados com foco no comportamento sustentável;
  6. Desenvolver padrões de comportamento interpessoal sustentável na (re) construção de valores e de ética aos Talentos Diferenciados;
  7. Fortalecer as Relações Interpessoais entre os Talentos Diferenciados;
  8. Incentivar o protagonismo no ambiente de trabalho, com vistas ao desenvolvimento de novas competências para a sustentabilidade das práticas de comportamento interpessoal e profissional dos Talentos Diferenciados;
  9. Identificar o perfil profissional a cada ano no mundo da MODA.

Meta

Atender a uma demanda prevista inicial de 720 participantes para formação de Talentos, nos primeiros 12 meses, com ampliação gradual nos anos subsequentes entre jovens, adultos e adolescentes (13 a 17 anos), de ambos os sexos, sem distinção de raça, religião ou qualquer diferença social.

Plano de ação

  1. Estabelecer os custos totais do programa relativamente aos treinamentos, serviços de inscrição ao programa, sistemas de relacionamento empresarial, publicidade e demais ações.
  2. Estabelecer as relações entre as partes, suas competências, definindo os termos contratuais para a ação integrada.
  3. Ativar treinamento para 24 grupos constituídos de 30 participantes.
  4. Ativar contato junto ao setor produtivo apresentando o corpo de Talentos Diferenciados.

Síntese do projeto

O Programa representa uma contribuição para o equacionamento das questões mais emergentes ligadas a participação de interessados no mundo da moda e da imagem e seus reflexos na vida social, respeitando a vida privada, as diferenças e os direitos das pessoas, não pretendendo, portanto, qualquer enfoque reacionário, mas, ao contrário, valorizando a capacidade de reflexão e ação dos próprios participantes. A partir da análise do desenvolvimento das competências relacionais básicas no âmbito da proposta, busca-se uma visão inovadora sobre padrões transacionais, levando-se em conta as novas configurações de estrutura profissional de interessados nesse mundo da Moda e Imagem, que refletem também sobre o papel das agências de Publicidade e de Modelos em face de demandas oriundas da atual realidade nesse campo, bem como sobre o papel social no apoio aos potenciais Talentos como fator para a construção de uma careira profissional como lócus básico para a promoção de valores sustentáveis de tolerância, convivência, diálogo e a solidariedade.

Metodologia

Considerando os pressupostos e objetivos do Programa, a metodologia terá como base o protagonismo da pessoa humana, ou seja, focará a capacidade de reflexão e profissionalismo, dos participantes para a inserção como Talentos Diferenciados. Reuniões, seminários, palestras, dramatizações e workshops darão a tônica da abordagem inter e transdisciplinar que se impõe, tendo sempre por mote o comportamento sustentável, ou seja, o desenvolvimento de habilidades, competências e capacitações para a sustentabilidade do próprio eixo profissional na (re) construção de seus valores, quer dizer, a ênfase na utilização dos recursos metodológicos será a revitalização do protagonismo profissional.

Público-alvo

O público-alvo é formado por pessoas interessadas, indicadas por Scouters, por terceiros e por agências de modelos e de publicidade.

A quantificação, dentro da meta definida, em face dos objetivos será feita a partir das propostas de programas, subprojetos e necessidades indicadas pelo setor de publicidade e eventos, nos quais serão estabelecidos os devidos indicadores.

Período de execução

O Programa terá duração permanente, devendo cada ação apresentar duração específica, de acordo com as metas, recursos e interesse do público-alvo.

Quadro geral das ações

O programa, dado seu caráter participativo, terá a seguinte proposta de ações, as quais poderão serflexibilizadas pelos executores, pelo público-alvo, bem como pelos parceiros envolvidos.

Ações Estruturais e Gerenciais:
  • Apresentação e divulgação do projeto;
  • Identificação do público-alvo. Definição de grupos e turmas participantes e dos locais de realização das ações;
  • Definição de programas, subprojetos e ações;
  • Estabelecimento de metas, período de execução, detalhamento da ação, custo (unitários e totais), inclusive osrelacionados a contrapartidas.
  • Capacitação de talentos diferenciados;
  • Definição das atribuições dos executores;
  • Identificação de lideranças locais no público-alvo;
  • Definição da área física e geografia de abrangência do programa, subprojetos e ações;
  • Definição de conteúdo programático e recursos instrucionais;
  • Definição de sistemas de supervisão, acompanhamento e avaliação.
Ações Programáticas:
  • Abordagem dos conceitos de Comportamento Sustentável, Cidadania, Ética, Nutrição, Posturas, Movimentos,Fotografia, Domínio Facial, Teatro, Psicomotricidade, Imagem, Moda, Oratória e Estilo, em forma de Cursos deCapacitação.
  • Pesquisa junto ao público-alvo, para a identificação de capacidade e competências, nível instrucional,escolaridade, aspirações, projeto pessoal, visão de família, cidadania, sociedade e outros aspectospotencializadores de protagonismo.
  • Estruturação dos conteúdos, com incentivo à contribuição dos participantes.
  • Inserção de atividades de arte (música, teatro) e outras atividades, valorizando as capacidades dosparticipantes.
  • Apresentação de filmes, peças, textos e outros que abordem os temas de interesse na formação de TalentosDiferenciados.
  • Inclusão social, cultural, educacional, digital, dentre outras formas de exercício de cidadania pelosparticipantes, como apoio ao desenvolvimento de seu potencial.

Resultados

Ao final do projeto, subprograma ou ação a que esteja vinculado, cada participante deverá ser capaz de:

  • Refletir sobre família, cidadania, relacionamento interpessoal, solidariedade (no seu dia a dia), atividadeprofissional, comportamento e ética com um novo olhar sobre a própria vida pessoal, social e profissional;
  • Fortalecer a capacidade de desenvolver e compartilhar potencialidades e habilidades;
  • Apresentar competências como multiplicador do conceito e das ações de Cidadania e Atividade Profissional

Estruturação

  • Serão inscritas 720 pessoas para implementação do Programa.
  • Uma equipe técnica promoverá toda a capacitação para grupos de 30 integrantes constituindo 24 turmas ao longo deum ano.
  • Cada turma cumprirá uma carga horária de 150 horas de atividades.
  • A programação integral se dará, por ano, com 3600 horas.
  • Cada turma será atendida, para a programação estabelecida, com um quadro de oito facilitadores.
  • Toda a programação será coordenada por um especialista da área que poderá atuar também como facilitador.

Programação oferecida: Moda e Comportamento

Primeiro módulo: 48 H/A
  • Introdução ao Comportamento Sustentável
  • Relação interpessoal
  • Dinâmicas
  • Correção postural (Conhecendo o corpo e seus limites)
  • Etiqueta social
  • Alimentação
  • Oratória
  • Expressão corporal
  • Automaquiagem
  • Atualidades (palestra com psicólogo e assistente social)
Segundo módulo: 48 H/A
  • Atualidades (palestra com psicólogo e Assistente social)
  • Postura e Andamento
  • Fotografia
  • Iniciação ao Teatro
  • Dança
  • Maquiagem
  • Caracterização
  • Psicomotricidade
  • Linguagem, voz e palavra
Terceiro módulo: 42 H/A
  • Ética na profissão e na vida (palestra com Psicóloga ou Sociólogo)
  • Passarela
  • Produção de moda pessoal
  • Fotografia
  • Teatro
  • Dança
  • Postura frente às câmeras
Ensaios: 12 h/a

Ao término do módulo 3 serão realizados ensaios técnicos de performance e convivência com odos os profissionaisenvolvidos.

Objetivo Básico:

Capacitar o participante, através de facilitadores de cada item oferecido, a fazer o bom uso de sua imagem, suavoz e seu corpo, seja profissionalmente ou no convívio social, sendo capaz de se apresentar em público comharmonia, naturalidade e segurança em qualquer ambiente. Ao final do curso, será realizada uma culminânciaartística onde o grupo terá a oportunidade de mostrar na prática o resultado.

Considerações

A cada integrante do grupo constituído, ao seu final, já na condição de Talento Diferenciado, será oferecido um Book profissional gratuito, desde que tenha cumprido um mínimo de 90% de encontros integrais.

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