Programa Cidadão Holístico
Polo Multiancorado
O Programa Cidadão Holístico oferece uma interdependência entre cidadão e comunidade de modo a perpetuar o crescimento social e permitir que cada cidadão seja um agente multiplicador de comportamento sustentável. Tal programa contempla ações nos principais vetores humanos: educação, trabalho, lazer, arte, cultura, esporte e, sobretudo, saúde, de modo a favorecer a comunidade como um todo e a cada indivíduo em especial. Trata-se, portanto, de um programa diferenciado que poderá promover mudanças significativas no contexto comunitário em benefício de todos.
O que é o Programa Cidadão Holístico?
É o desenvolvimento simultâneo de ações sociais de diversas modalidades na comunidade de modo a atender a todas as faixas etárias e garantir a possibilidade de a própria comunidade continuar o programa.
Quais as modalidades oferecidas?
No campo da Saúde:
- NUTRIÇÃO – atendimentos e palestras sobre aproveitamento de alimentos e alimentação infantil.
- FISIOTERAPIA – atendimentos e palestras sobre posturas e movimentos.
- ACUPUNTURA – atendimento e palestras sobre equilíbrio energético.
- ODONTOLOGIA – atendimento e palestra sobre saúde bucal e higiene.
- CLÍNICA PEDIÁTRICA – atendimento e palestra sobre saúde da criança.
- CLÍNICA GERIÁTRICA – atendimento e palestras sobre qualidade de vida do idoso.
- CLÍNICA GERAL – atendimento, encaminhamentos e palestra sobre saúde e uso qualificado de medicamentos.
No campo dos Projetos Comunitários:
- FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES PARA PROGRAMAS COM MULHERES Formar multiplicadoras para criação de programas de valorização da mulher. Acolhimento da gestante, da mãe solteira e formação de grupos artísticos de mulheres.
- FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES PARA PROGRAMAS DE CIDADANIA FAMILIAR – formar agentes capazes de promover ação local de equilíbrio familiar.
- PROJETO COLETIVO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – minicurso sobre aspectos de impacto ambiental, lixo limpo e formação de agentes ambientais.
- PROJETO GERAÇÃO DE RENDA – Capacitação acadêmico-profissional de pessoal da própria comunidade agrícola para formar grupos de aprendizado em atividades integradas que beneficiem a própria comunidade em cursos de: corte e costura para a produção de uniformes industriais; marcenaria e carpintaria para o reparo e produção de mobiliário industrial, escolar e caseiro; de pedreiro, estucador e ladrilheiro para aproveitamento na construção civil e na manutenção das casas da própria comunidade e de culinária para terceirização de serviços.
- PROJETO REJUVENTUDE – resgate e o encontro da juventude dos idosos como pilares de ação que os coloquem diante de uma atuação proativa.
No campo dos Esportes:
- MODALIDADES DE ESPORTES COLETIVOS – serão quatro as modalidades de esportes coletivos valorizando os aspectos da relação e do trabalho coletivo.
- MODALIDADES DE ESPORTES INDIVIDUAIS – serão seis as modalidades de esportes individuais valorizando o esforço e a conquista de objetivos.
No campo da Formação Profissional
Formação de Auxiliares Técnicos
- TEATRO – oficinas de artes teatrais – atividades de direção, produção e cena.
- MÚSICA – formação de corais – bandas musicais – instrumentação.
- DANÇA – grupos de danças folclóricas, clássicas e expressivas.
- CINEMA – festival de cinema – cine clube – oficina de cinema ambiental – animação – produção de filmes – cinema comunitário.
Ao final do programa o que fica para a comunidade?
Além dos benefícios pessoais obtidos pelas pessoas ao longo do Programa, a comunidade é beneficiada por um crescimento social bem significativo. Há um salto de qualidade.
Ao término de tudo, novos empreendimentos estarão em atividade, novas ações produtivas serão despertadas, ampliando a geração de renda e o conhecimento na área de saúde permitirá uma nova visão sobre as doenças, sobre a prevenção, sobre os cuidados na alimentação, sobre os movimentos e posturas físicas. Enfim, todas as ações propostas deixarão uma marca de benefício coletivo… Uma visão de totalidade.
Todos os recursos materiais de consumo, equipamentos e benfeitorias físicas ficarão integralmente para a comunidade.
Ambientes
A implementação desse Programa requer a preparação física do ambiente de atividades.
Numa área do entorno de 25 mil metros quadrados estarão plotadas unidades funcionais do programa, além de restaurante público e lojas de conveniência e de comercialização de produtos afins com toda a temática.
A preparação do terreno será realizada com equipamentos da prefeitura ou da localidade, enquanto as construções das unidades acadêmicas e de comportamento sustentável são previstas dentro do orçamento-programa.
Programação
A programação geral para cada localidade é desenvolvida em dezoito meses: nos primeiros seis meses as atividades serão de construção, contratação de pessoal, preparação do plano de atividades e treinamento da equipe; do sétimo ao décimo oitavo mês estarão em prática às atividades do programa.
O programa Cidadão Holístico atende diretamente ao princípio da inclusão social e contempla ações a todas as faixas etárias dos participantes:
- Atuação desde a saúde pediátrica ao movimento de Rejuventude dos mais idosos;
- Perpassa a educação no incentivo ao aprendizado e, às famílias, um subprograma de cidadania familiar;
- Atua diretamente com as mulheres, apresentando um novo sentido da vida social, maternal, profissional e educacional;
- Aos jovens, introduz-se a iniciação profissional como o caminho mais qualificado para a atividade técnica, de modo que esse jovem possa ingressar no mundo do trabalho pela “porta da frente” e não através de um subemprego;
- O esporte, tanto coletivo quanto individual, faz da prática esportiva um agente de saúde, de senso coletivo e, sobretudo, de educação sustentável;
- O Programa contempla, ainda, os workshops comportamentais e subprogramas comunitários oferecendo novas visões de sociedade, mercado e autoestima;
- Àqueles que se interessarem nos temas da arte e cultura, a formação dos grupos de teatro, de música, de dança e de cinema, tem o diferencial dos programas tradicionais desses eventos, pois traz a questão fundamental da arte no comportamento sustentável;
- O festival de cinema, com certeza, representa um marco do programa, pois além do aspecto em si de um festival, o roteiro dos curtas-metragens será das próprias células da comunidade que se inscreverem;
- No campo da saúde inteligente o Programa não substitui os postos tradicionais de saúde ou clínicas locais, mas se insere numa visão diferenciada na saúde e na consciência da qualidade de vida física e biológica, oferecendo no campo da Nutrição não só os indicadores de dietoterapia clínica como também de reeducação alimentar, através de consultas e workshops sobre aproveitamento de alimentos; na odontologia, o tratamento singular das afecções bucais se complementa com workshops de saúde bucal e higiene; a fisioterapia se inclui pela oportunidade de tratamento fisioterápico associado à reeducação de movimento e posturas; a acupuntura está incluída como acesso à medicina alternativa e à possibilidade de equilíbrio energético do indivíduo, além de oferecer a redução dos desconfortos oriundos das lesões por esforços repetitivos; as clínicas pediátrica, geriátrica e geral, não se limitam ao mero atendimento clássico, mas respondem também pela orientação biopsicossocial sobre os casos trazidos; a clínica geral se insere também na orientação biopsicossocial, como unidade de primeiro atendimento.
- Incluem-se, ainda o resgate e incentivo da cultura regional das comunidades envolvidas como: estórias, danças, crenças, lendas, hábitos e costumes, culinária, talentos e medicina alternativa para que essas pessoas não percam suas raízes.
Desse modo, o Programa Comportamental é o desenvolvimento simultâneo de ações sociais de diversas modalidades na comunidade de modo a atender a todas as faixas etárias e garantir a possibilidade de a própria comunidade continuar o programa.
Caracterização e sistema operacional do programa
Ao Instituto Foto-Vivência – IFV competem todas as atividades inerentes à programação de Comportamento Sustentável dentro do Programa e às ações de gestão e gerenciamento administrativo dos projetos do programa, bem como a proposição de localidades de interesse, tratativas e finalização da captação de recursos para o Programa.
Ao IFV caberá a composição gerencial e de gestão técnica relativa às atividades das áreas de Saúde, Projetos Comunitários, Esportes, Arte e Cultura e de Educação.
Duração do programa de atividades
O Programa de atividades terá a duração de doze meses e comportará as atividades de Comportamento Sustentável e Desenvolvimento Experimental.
Indicadores
- Duração do Programa: 18 meses
- Duração da Programação de Comportamento Sustentável: 12 meses – início das atividades mês 7: término mês 18.
- Dias da Semana de Atividades: segunda a sexta
- Dias Úteis por Mês de Atividades: 22
Resumo das atividades de campo
- Pessoas Atendidas: 1200
- Dias Funcionais: 264
- Índice Funcional Diário: 104 profissionais
- Área Física: 9.082 metros quadrados de área construída
Resumo estrutural, físico e operacional do projeto de plano
- Unidades Funcionais – 5 (Escritório Central e quatro Unidades Técnicas de Atividades)
- Área Construída Total – 9.082 metros quadrados, sendo 2082 metros quadrados de área predial construída e 7.000 metros quadrados em áreas esportivas.
- Fluxo Médio Diário Estimado – 430 pessoas por dia
- Fluxo Médio Rotativo – 113 520 pessoas ao longo do programa
- Relação Média Rotativa por Pessoa – 18 vezes (12 meses)
- Público Beneficiado – 1200 pessoas mais 750 em atividades públicas
- Dias de Utilização – 264 dias no campo mais 80 dias de atividades públicas
- Dias de Utilização em Gestão– 396 dias em gestão
Resumo estrutural, físico e operacional do projeto de plano
- Unidades Funcionais – 5 (Escritório Central e quatro Unidades Técnicas de Atividades)
- Área Construída Total – 9.082 metros quadrados, sendo 2082 metros quadrados de área predial construída e 7.000 metros quadrados em áreas esportivas.
- Fluxo Médio Diário Estimado – 430 pessoas por dia
- Fluxo Médio Rotativo – 113 520 pessoas ao longo do programa
- Relação Média Rotativa por Pessoa – 18 vezes (12 meses)
- Público Beneficiado – 1200 pessoas mais 750 em atividades públicas
- Dias de Utilização – 264 dias no campo mais 80 dias de atividades públicas
- Dias de Utilização em Gestão– 396 dias em gestão
Quadro demonstrativo de quantitativos funcionais no programa
- Escritório de Gestão: 16
- Coordenação Central de Saúde: 21
- Coordenação Central de Esportes: 21
- Coordenação Central de Educação: 15
- Coordenação Central de Arte e Cultura e Ação Social: 31
- Total Geral: 104
Plano de sustentabilidade
O Programa tem em seu conjunto de atividades a estruturação da sustentabilidade em todas as suas indicações, mas em especial na questão do comportamento.
Toda a programação tem o foco no Meio Ambiente, nas Relações Humanas, na Educação e no próprio Homem e será mantido ao longo da gestão do programa.
Obviamente que a implementação do programa de comportamento sustentável durante a vigência do Programa estará coberta pelo orçamento-programa.
Ressalte-se que 1200 pessoas são diretamente beneficiadas com essa programação, o que representa somente um percentual da população da cidade. Não se pode imaginar que esse percentual seja suficiente para oferecer a linha desejada de sustentabilidade. Assim, as 1200 pessoas seriam as primeiras beneficiadas.
A gestão pós-programa
Analisando sob o prisma da Sustentabilidade, importa que o programa continue em andamento, óbvio que não mais com o orçamento–programa estabelecido para os 18 meses de ação. Essa continuidade será aplicada a mais 1200 pessoas da comunidade da cidade e vizinhanças com obtenção de novos recursos.
Essa gestão se dará nos moldes do Programa inicial, cabendo aos gestores e à prefeitura local ou outros segmentos a captação de recursos para a manutenção e desenvolvimento de atividades.
Para exequibilidade dessa gestão pós-programa algumas condições devem ser satisfeitas:
- Garantia da utilização do Polo Multiancorado como sede de eventos;
- Intensificação de programas socioculturais, acadêmicos e esportivos na visão da sustentabilidade, com o comprometimento do poder público local;
- Ampliação do subprograma de Saúde Inteligente integrado à Secretaria de Saúde do Município;
- Intensificação de Treinamentos, Workshops, e Capacitação em programas de Responsabilidade Social;
- Geração de Fontes de Receita para manutenção do Polo e recursos para funcionamento das atividades, manutenção, reformas, troca de mobiliário, renovação de equipamentos, materiais de consumo, pagamento de pessoal, despesas intrínsecas, impostos, taxas e tributos.
- Para garantia da receita serão definidas como fontes de recurso:
- Arrendamentos das unidades esportivas e de arte e cultura;
- Projetos Comunitários com Leis de Incentivo Fiscal
- Locação das lojas e restaurante;
- Treinamentos, Workshops e Cursos de Capacitação em programas de responsabilidade social para empresas;
- Percentual sobre eventos no polo;
- Patrocínios de programas aditivos;
- Fontes de Fomento.
Direitos
Dos direitos da concepção
Todas as ações relativas à programação de Comportamento Sustentável estão vinculadas na forma de direito de Concepção ao Instituto Foto-Vivência – IFV.
A concepção orgânica do Programa tem seus Direitos Registrados vinculados ao IFV e ao seu Autor.