Apresentação
A confiança como vantagem competitiva. Assimetrias informacionais e de liderança. Liderança formal e informal. Elementos da confiança e da credibilidade. Estabelecendo nexos emocionais. Planos de desenvolvimento local sustentável e inclusivos.
Currículo
Bacharel em Direito, jornalista e especialista em gestão de marketing e comunicação integrada sempre demonstrou interesse pela área de gestão de projetos onde se capacitou e coordenou vários deles em nível nacional e internacional. As áreas de bioenergia, agricultura familiar, social e ambiental – em especial voltadas ao empoderamento das pessoas – sempre foram de seu interesse e, nesse sentido, desenvolveu uma visão integrada relacionando resultados e inclusão social. Atualmente, coordena, via Instituto Brasil (entidade que fundou em 2003 e presidiu), um segmento do Programa Rio Rural e, neste sentido, está em fase de desenvolvimento de um portal de projetos e negócios sustentáveis que seja um ponto de convergência entre os produtores rurais familiares e o mercado. Sua visão de mundo se baseia na ideia de que a evolução se dá por meio de diálogos e de atitudes cooperativas, visões que tenta compartilhar com as equipes de trabalho e com os beneficiários dos projetos.